Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Ação do Sou Mais Juventude promove debate para calouros e veteranos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

Em ação na Semana de Integração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Instituto de Ciências Sociais (ICSA), foi realizada mais uma edição do programa Sou Mais Juventude. O evento promoveu, na tarde da terça-feira (19), palestras que abordaram temas que fazem parte do dia a dia dos alunos e apresentou assuntos que não são tão recorrentes no cotidiano deles. 

A primeira palestra, conduzida pela professora do Centro de Ensino a Distância (Cead) Janete Flor de Maio, apresentou aos presentes o projeto "A história em construção em vilas e favelas" (favelas de Belo Horizonte) com o intuito de expor a história de quem vive nelas e ao redor das construções que integram o projeto "Vila Viva", da Prefeitura de Belo Horizonte. Janete, que participou pela primeira vez do evento, acredita que essa foi uma boa oportunidade de exibir o seu trabalho para alunos de outros cursos da UFOP. "Para qualquer pesquisa ou projeto dentro da UFOP, é bom poder ter um espaço para divulgá-lo. O meu trabalho com a história e a memória das vilas e favelas não são temas discutidos com frequência dentro da Universidade", relata.

Outro ponto de destaque da tarde foi a roda de conversa com o professor da Escola de Medicina Gustavo Meirelles Ribeiro e o representante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Leandro Andrade Henriques. Gustavo apresentou números que surgiram após o Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, em 2007, como forma de apresentar algumas políticas existentes dentro da Universidade, além de defender que os setores da Academia precisam de mais interligação uns com os outros. Já Leandro mostrou, principalmente aos calouros presentes, os projetos que são desenvolvidos atualmente pelo Nace - Mariana, que faz parte da Prace. A roda de conversa gerou discussões acerca da Universidade, esclarecimentos e possíveis soluções. 

Os participantes do evento eram, em sua maior parte, compostos por calouros interessados em conhecer mais a Universidade, como é o caso da caloura Paula Anabella Gaffoglio, do curso de Serviço Social: "Eu fiquei interessada em conhecer os ideais da UFOP, quais são os projetos, e fiquei bem surpresa porque os projetos são mais abrangentes do que eu esperava e existe muita interação entre a Universidade e os alunos e acho que isso é muito positivo para quem tá chegando conhecer isso".

Saiba mais
O Sou Mais Juventude surgiu da iniciativa de um grupo de professores interessados em realizar um evento voltado para os estudantes da UFOP e que debatesse assuntos pertinentes a alunos e à comunidade acadêmica. Em maio de 2013, foi realizada a primeira edição do evento em Ouro Preto, já a segunda foi no final de 2013, em Mariana. Em 2014, os organizadores optaram por realizar ações pontuais e já preparam um evento maior para 2015. Após essa iniciativa em Mariana, no dia 19 de agosto,  as próximas ações serão: setembro, no campus de João Monlevade; outubro, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), campus Morro do Cruzeiro e, em novembro, na Escola de Minas, também no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto.

A professora do Cead Carla Jatobá Ferreira, uma das coordenadoras do evento, afirma que a preocupação nesse momento é divulgar o projeto em atividades menores, mas em lugares de destaque. "Queremos fazer ações mais atuantes e frequentes, mesmo que a intensidade do evento seja menor, mas que dessa forma o projeto vá ganhando espaço e mais aderentes e colaboradores."
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.