Criado por Administrator em seg, 26/05/2014 - 14:36
Ana Elisa Siqueira
Com objetivo de analisar o microcrédito como alternativa para que as Micro e Pequenas Empresas (MPE) possam melhorar e manter seu empreendimento no mercado, visto que a maioria não possui capital para investimento, a estudante de Economia da UFOP Camila Sousa está analisando dados das MPE do Estado de Minas Gerais para desenvolver sua Monografia.
No dia 15 de maio, a estudante participou do Concurso de Artigos sobre iniciativas de sustentabilidade nas micro e pequenas empresas, que aconteceu em Brasília. Idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o concurso tem a finalidade de incentivar e estimular que as MPEs utilizem de processos sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico no desenvolvimento de suas atividades.
Camila diz que o artigo foi baseado em sua monografia. “Procuramos estimar o impacto do microcrédito sobre a probabilidade do indivíduo sair da pobreza, dado que ela possui algumas diferenças do crédito tradicional, como por exemplo, uma taxa de juros mais baixa e um processo de obtenção menos burocrático” explica. O artigo da estudante foi premiado em segundo lugar. “É o reconhecimento de um trabalho que estamos nos empenhando ha um tempo. Além disso, essa premiação ajudará em meus planos futuros, que é seguir os estudos no mestrado”.
A pesquisa de monografia da aluna busca encontrar uma possível solução para minimizar os efeitos da pobreza, gerando emprego e renda para população de baixa renda. O trabalho conta com a orientação do professor Alan André Costa.