Ir para o conteúdo

1º Forúm Republicano debate segurança e organização do Carnaval nas repúblicas federais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Brenda Azevedo
A Universidade Federal de Ouro Preto, em conjunto com a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), promoveu no domingo (23), no Centro de Artes e Convenções, o 1º Fórum Republicano, objetivando dar orientações sobre o Carnaval nas repúblicas federais. Foram abordados temas como normas de segurança estrutural, fiscalização, prevenção à violência de gênero e organização de eventos dentro das moradias. 
 
O fórum foi aberto a todas as repúblicas estudantis, mas com obrigatoriedade da presença de pelo menos dois representantes de repúblicas federais, de acordo com a Resolução Cuni nº 2.226. Estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFOP, Rodrigo Bianchi; o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Heber Eustáquio de Paula; o presidente da Refop, Gustavo Lima; representantes das repúblicas, do poder público municipal e do Corpo de Bombeiros. 
 
Durante o evento, a estudante Larissa Portugal e a professora Lia Porto trouxeram reflexões sobre a prevenção da violência de gênero dentro das repúblicas, salientando a responsabilidade dos organizadores na construção de um espaço seguro para mulheres e pessoas LGBTQIAP+. Foram destacados também os perigos no abuso de álcool e outras substâncias. Os participantes ainda foram orientados sobre os canais de denúncia e acolhimento disponíveis: Ouvidoria Feminina da UFOP (@ouvidoriafeminina no Instagram, e-mail ouvidoriafeminina@ufop.br); Ouvidoria Institucional da UFOP (plataforma Fala.BR); atendimento psicológico e psiquiátrico pelo curso de Medicina da UFOP. 
 
A representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marina Lima de São José, explicou que, durante o Carnaval, a lei do silêncio terá parâmetros flexibilizados. No entanto, esclareceu sobre as normas das festas durante o feriado, cujo limite para som amplificado e bandas será até as 4h da manhã, com retomada a partir das 10h da manhã, garantindo um intervalo mínimo de seis horas. 
 
A fiscalização estará atenta ao cumprimento das normas, podendo emitir multas e até mesmo encerrar eventos que não respeitarem as diretrizes. Um grupo de WhatsApp foi criado para facilitar o contato entre as repúblicas e os fiscais.  
 
O tenente Torres, do Corpo de Bombeiros, reforçou a necessidade do cumprimento das regras de segurança, incluindo a regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a presença de brigadistas orgânicos nos eventos, que devem estar devidamente identificados, com boné, crachá ou camisa. O tenente também orientou sobre as normas de segurança para prevenção de incêndios e pânico, como controle do número de pessoas dentro das repúblicas para evitar superlotação e saídas de emergência desobstruídas e adequadas para o público participante. 
 
Ao final do evento, os participantes assinaram a ata, firmando compromisso com as normas estabelecidas.

Veja também

7 Fevereiro 2025

A partir de segunda-feira (10), a comunidade acadêmica terá mais uma opção para acessar o acervo bibliográfico da Universidade e...

Leia mais

6 Fevereiro 2025

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) lançou os editais do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic)...

Leia mais

29 Janeiro 2025

O Programa Bolsa Permanência MEC - Indígenas e Quilombolas recebe inscrições em fluxo contínuo para o ano de 2025. Gerido...

Leia mais

24 Janeiro 2025

O projeto do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic) Ariadnes realiza, nesta quinta (30), a oficina "Por uma...

Leia mais