skip to content

Campanha busca conscientizar comunidade a respeitar as vagas de estacionamento reservadas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A iniciativa, desenvolvida pelo projeto "Diálogos de Inclusão na UFOP", propõe ações para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento reservadas a pessoas com deficiência. O projeto é vinculado ao Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic) e tem apoio do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI).
 
Para a campanha, as bolsistas vinculadas ao "Diálogos de Inclusão na UFOP" criaram panfletos com informações sobre as vagas e um cartão de "multa moral", que pode ser aplicado por qualquer pessoa que identificar uma vaga utilizada indevidamente. As estudantes também entrevistaram a prefeita do campus, Sandra Maria Antunes Nogueira, e o motorista da UFOP Leandro Xavier sobre o assunto. As entrevistas foram filmadas e serão disponibilizadas com tradução em libras, com legenda e com audiodescrição. 
 
A aluna de Pedagogia e bolsista do projeto Aline Luiza de Moura Freitas afirma que "a importância dessa ação é lutar pelo direito das pessoas com deficiências. Eu luto para esta campanha não porque tenho afasia, luto pelos direitos daqueles que são proprietários dessas vagas. Quanto mais gente lutando dentro da UFOP ou fora dela, melhor". Aline conta que está sendo prazeroso saber que não está sozinha nessa luta, e conclui agradecendo aos outros bolsistas e ao NEI.
 

whatsapp_image_2019-10-31_at_17.09.47.jpeg

Luiz Felipe Pereira
A bolsista Cíntia Soares entrevista a profª Sandra Nogueira
 
Pedagoga e responsável pelo projeto, Adriene Santanna, relata a dificuldade que estudantes com mobilidade reduzida e com deficiência física têm ao estacionar nos campi. "Carros sem o cartão de beneficiário são comuns de ser ver na UFOP. Isso quando não vemos motos ou outros veículos parando 'cinco minutinhos' nas vagas — situações que evidenciam como a nossa sociedade têm desrespeitado direitos simples, e que é preciso conscientização". 
 
DIÁLOGOS DE INCLUSÃO - É um projeto organizado por estudantes da UFOP, em parceria com o NEI, com a intenção de promover a integração dos estudantes com deficiência. A proposta é promover palestras, campanhas de conscientização e oficinas com a presença de profissionais ligados às diversas áreas. Os bolsistas atuam em todos os campi. 

 

Veja também

21 Janeiro 2016

O processo de seleção é para a ocupação de vagas no Conjunto II de residências estudantis em Mariana. As moradias,...

Leia mais

29 Fevereiro 2016

A classificação é referente ao Edital 002 (Conjunto II de Mariana). A próxima etapa do processo seletivo será a reunião...

Leia mais

4 Março 2016

Confira o edital com a lista de convocados e demais informações no link .

Leia mais

8 Abril 2016

As inscrições devem ser feitas até 15 de maio pela internet, por meio do Cadastro de Programas de Assistência Estudantil...

Leia mais