Ir para o conteúdo

Filhos e filhas de mães estudantes da UFOP terão acesso aos Restaurantes Universitários

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Tiago Maia
Para que as crianças com mais de cinco anos tenham acesso às refeições nos Restaurantes Universitários (RUs), será necessário apresentar o passaporte vacinal. A resolução é válida para todos os campi da UFOP.
 
A medida surgiu a partir de diálogos realizados nos encontros do projeto Maternidade e Universidade (ManU). Em novembro de 2021, a equipe responsável pelo projeto apresentou a demanda à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), que conseguiu viabilizar a mudança. 
 
A orientadora do projeto, Camélia Penna, ressalta que ''o direito de acesso ao RU, por filhos e filhas de estudantes da UFOP, é uma conquista que potencializa a permanência das mães estudantes na UFOP e evidencia aspectos importantes sobre a pauta''.
 
Segundo a pró-reitora da Prace, Natália Lisbôa, "o acolhimento pela UFOP dessas demandas, vindas diretamente das mães da comunidade, representa um passo muito importante para a inclusão e democratização dos espaços da Universidade". 
 
Natália destacou também a relevância da medida para o cotidiano das mães e dos filhos. "A Prace entende que a inclusão dos filhos menores vai permitir a ampliação da convivência da comunidade universitária e garantir a otimização do tempo de qualidade em conjunto com as famílias". 
 
Para a estudante do curso de Pedagogia e mãe, Verônica Flaviana, o projeto ManU, assim como a medida criada, são importantes para conciliar a graduação com a maternidade. "É possível perceber a relevância desse projeto que promove acolhimento, dá apoio e faz com que nós, mães universitárias, nos sintamos incluídas nesse espaço. É uma grande conquista que reforça ainda mais a permanência das mães na Instituição."
 
No dossiê, o projeto apresenta ainda outras demandas por uma Universidade mais inclusiva para as mães. 
 
No campus de João Monlevade, o Restaurante está funcionando desde o retorno presencial. Já em Ouro Preto e Mariana a previsão de volta é a partir de 2 de maio. O valor das refeições será de R$ 5,55 para estudantes e R$ 11,11 para servidores. 
 
MANU - O Projeto Maternidade e Universidade é um grupo de acolhimento e apoio a estudantes que são mães na UFOP. Forma uma rede de apoio que busca debater questões relacionadas à maternidade. Acesse a página do ManU no Instagram para saber mais.

Veja também

15 Setembro 2023

Ficam abertas até 16 de janeiro de 2024 as inscrições para as moradias estudantis da UFOP em Ouro Preto e...

Leia mais

6 Setembro 2023

Devido ao feriado da quinta-feira (7), esta sexta-feira é ponto facultativo na UFOP. Desta forma, os restaurantes universitários não vão...

Leia mais

1 Setembro 2023

Durante o período de férias, os Restaurantes Universitários do Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, e do Instituto de...

Leia mais

9 Agosto 2023

O número de solicitações de atendimento no âmbito da saúde mental, especialmente após a pandemia, tem crescido nas instituições federais...

Leia mais