A
chamada de apoio vai receber propostas de financiamento a Atividades de Ações Afirmativas na UFOP. Podem se inscrever docentes e técnicos-administrativos, individualmente ou organizados em coletivos, grupos de estudo e pesquisa, observatórios, projetos, programas de educação tutorial e similares.
Serão contempladas 30 (trinta) propostas de ações afirmativas de acordo com os objetivos do edital, sendo 5 (cinco) por eixo temático.
Eixos temáticos:
1- Convivência nas Moradias Estudantis;
2- Acolhimento e Saúde Mental;
3- Gênero;
4- Raça;
5- Inclusão Social e Ações Afirmativas;
6- Cultura, Esporte e Entretenimento.
As inscrições podem ser feitas de 1º a 28 de fevereiro. O edital tem vigência no período de 1º de abril a 30 de novembro de 2021.
Os objetivos do programa são:
- Estimular e apoiar a realização de atividades que visam promover a igualdade de direitos entre estudantes, na modalidade de graduação presencial, e o enfrentamento de discriminações como racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, capacitismo, entre outras, que afetam a permanência e o desenvolvimento dos discentes em todas as unidades da UFOP.
- Contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação de cidadania.
- Combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por quaisquer tipos de discriminação.
- Incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre os estudantes usuários das Residências Estudantis da Universidade.