Ir para o conteúdo

Integrantes do Comitê Permanente de Assistência Estudantil tomam posse

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Reunião de um grupo diverso de pessoas em uma sala de conferências, sentadas ao redor de uma mesa com lanches, bebidas e papéis. Todos sorriem para a foto em um ambiente iluminado.
Os novos membros do Comitê Permanente de Assistência Estudantil (Copae) tomaram posse na quinta (4), na Reitoria, para um mandato de dois anos. Estiveram presentes o reitor Luciano Campos, a vice-reitora Roberta Froes, o pró-reitor e a pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Heber de Paula e Isis Roza, e a maioria dos integrantes empossados.
 
De acordo com a Portaria nº 592 da Reitoria, a presidência do Comitê será ocupada pela assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Priscila Sena Gonçalves. Compõem ainda o Comitê outros quatro servidores da Prace, um servidor de cada pró-reitoria (Proplad, Prograd, Proex), um representante da Adufop, um da Assufop, dois do DCE e sete estudantes, sendo um representante de cada campi e um representante das Repúblicas Federais, um dos Apartamentos, um da Vila Universitária e um do Conjunto I. O Conjuto II não elegeu membro.
 
O Comitê é um espaço democrático, composto por diferentes segmentos representativos da comunidade universitária. Seu objetivo é subsidiar a tomada de decisões da Prace, atuando de forma propositiva na constituição da política de assistência estudantil da UFOP. 
 
Reeleita para o cargo de presidenta, Priscila afirmou que o Comitê surgiu de uma demanda verificada em sua pesquisa de mestrado que apontou o anseio dos estudantes em participar da construção e monitoramento da política de assistência estudantil da UFOP. "Além das discussões, assessoramento e monitoramento da política de assistência estudantil, o Comitê é responsável por realizar anualmente o Fórum da Assistência Estudantil, que reúne toda a comunidade acadêmica e externa para discutir e propor ações para a política de assistência estudantil", explica. 
 
A estudante Indianara de Fátima Vasconcelos Dias, representante do campus Mariana, comentou que se sente honrada por fazer parte do Copae e ansiosa para ajudar a construir as mudanças. "Para mim, como aluna e bolsista na Prace, é emocionante poder contribuir com a permanência estudantil, que impulsiona cada pessoa a seguir sua trajetória acadêmica, sem que sonhos sejam interrompidos por falta de condições", afirmou, completando que "não é fácil, ainda mais com a redução de verbas, mas estamos comprometidos a lutar para que a Universidade seja de fato um espaço inclusivo e de todos". 

Veja também

18 Novembro 2025

Pesquisadoras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizam um estudo que busca entender a assistência estudantil, as experiências vivenciadas...

Leia mais

18 Novembro 2025

Em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e do recesso acadêmico na sexta...

Leia mais

23 Outubro 2025

Dia 28 de outubro é Dia do Servidor Público, mas o recesso foi antecipado para segunda (27). Nesta data, o...

Leia mais

1 Outubro 2025

moradia_destaque.png Estão abertas as inscrições para as moradias estudantis de critério socioeconômico da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em...

Leia mais