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Prace publica avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na UFOP

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NPG
Imagem com fundo preto  e em destaque está escrito Assistência Estudantil
Anualmente, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) produz relatórios referentes à gestão e aos resultados atingidos pelas coordenadorias. Os documentos têm a função de informar sobre as condições de acesso e permanência dos alunos, professores e técnicos administrativos da Instituição e contribuir para o bem-estar psicossocial de toda a comunidade acadêmica.
 
O relatório de avaliação do Pnaes é produzido desde 2017 pela Prace e tem apontado a efetividade das políticas de ações afirmativas. Isso porque o objetivo das políticas é combater a evasão universitária e contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que pode ser percebido pela análise dos números contidos no último relatório, que revela também um aumento do número de estudantes assistidos.
 
Os dados presentes neste quarto relatório se referem à execução do Pnaes no primeiro e segundo semestres de 2020 — primeiro ano da pandemia no Brasil —, a partir de um orçamento de R$ 11.410.574,98, quando foram desenvolvidas ações de assistência estudantil em moradia estudantil, alimentação, educação especial, atenção à saúde, acesso à internet e a equipamentos eletrônicos para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no período do ensino remoto.
 
De acordo com o documento, do total de 11.615 alunos de graduação matriculados no primeiro semestre de 2020, 3.120 (26,9%) receberam bolsas oriundas do Pnaes. Já no segundo semestre de 2020, do total de 10.652 alunos de graduação matriculados, 2.481 (23,3%) receberam bolsas.  
 
Segundo a pró-reitora adjunta da Prace, Sabrina Magalhães Rocha, "este trabalho é de fundamental importância, pois é a última fase da implementação de uma política pública, que é a avaliação. Com isso, a UFOP integra um grupo de poucas universidades que acompanha e publica de forma sistemática e contínua os resultados da assistência estudantil". O último relatório produzido mostra, ainda, que, embora existam melhorias a serem realizadas, o recurso financeiro destinado à assistência estudantil cumpre plenamente os objetivos a que se propõe. 
 
O documento destaca que em 2020, comparando-se os semestres 20.1 e 20.2, houve um aumento do número de estudantes matriculados pela política de cotas: 23,4% no primeiro semestre e 24,5% no segundo. 
 
Outro dado relevante é que, além do coeficiente semestral, a UFOP contabiliza o coeficiente geral dos estudantes, que apresenta uma visão ampliada do desempenho deles ao longo do curso de graduação. De acordo com as informações apresentadas no relatório sobre o coeficiente acadêmico geral dos alunos, o desempenho dos bolsistas supera em mais de 10% o percentual de não bolsistas com coeficiente maior ou igual a 6,0. 
 
Ainda em relação ao sucesso acadêmico, observa-se uma maior participação em programas de mérito acadêmico, maior índice de diplomação e menor evasão entre os estudantes assistidos por algum dos programas de assistência estudantil oferecidos pela UFOP o que demonstra que a política de assistência estudantil da Instituição segue cumprindo o cronograma das ações.
 
Para saber mais, acesse o relatório.
 

 

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