Ir para o conteúdo

Reitoria da UFOP recebe grupo de estudantes e representantes do DCE

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
No início da tarde desta quinta (9), um grupo de estudantes saiu em manifestação do campus Morro do Cruzeiro até a Reitoria, onde foi recebido e acolhido pela reitora Cláudia Marliére, pelo vice-reitor Hermínio Nalini, pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira, pelo chefe de Gabinete, Élido Bonomo, e pelo coordenador de Convênios, Américo Tristão.
 
A reunião durou cerca de quatro horas. Durante o período, os estudantes tiveram espaço para relatar todos os problemas vivenciados na rotina acadêmica. Ao final da reunião, foi assinado documento acordado pelas partes sobre as reivindicações priorizadas pelos estudantes. O encontro foi encerrado após o acordo estabelecido; no entanto, os gestores foram surpreendidos pela ocupação da Reitoria, mesmo com o acordo já assinado.
 
A principal reivindicação dos estudantes foi o pagamento das contas de energia das moradias socieconômicas. Atualmente, a Universidade repassa auxílio financeiro com essa finalidade. Pelo que foi pactuado, a UFOP arcará com todo o processo de pagamento a partir deste mês, considerando o ganho de eficiência energética propiciado pela ligação da placas fotovoltaícas nos campi da Universidade.
 
Desde o início, os estudantes destacaram que queriam sair da reunião com dois pontos acordados, por serem considerados primordiais neste momento: a suspensão da cobrança das contas de energia elétrica, com a transferência da titularidade, e a abertura de um canal de diálogo com a Reitoria, o que foi registrado em documento assinado pelas duas partes. As demais pautas serão discutidas nas próximas reuniões com as entidades de base e o DCE, acertadas a partir da abertura desse canal de diálogo. Ficou acertada, ainda, a formação de uma comissão específica para tratar de assuntos relacionados à política de moradias, constituída por representantes do DCE, DAs e CAs, moradias e Refop, itens também incluídos no documento.
 
Ao avaliar o encontro, a reitora Cláudia Marliére disse que a gestão, "dentro de espírito democrático de receber e dialogar com todas as entidades representativas de nossa comunidade, não medirá esforços para que a UFOP continue forte, cada vez mais inserida socialmente, mantendo, assim, a sua capacidade de fazer a diferença em seu território de atuação".

Veja também

15 Setembro 2023

Ficam abertas até 16 de janeiro de 2024 as inscrições para as moradias estudantis da UFOP em Ouro Preto e...

Leia mais

6 Setembro 2023

Devido ao feriado da quinta-feira (7), esta sexta-feira é ponto facultativo na UFOP. Desta forma, os restaurantes universitários não vão...

Leia mais

1 Setembro 2023

Durante o período de férias, os Restaurantes Universitários do Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, e do Instituto de...

Leia mais

9 Agosto 2023

O número de solicitações de atendimento no âmbito da saúde mental, especialmente após a pandemia, tem crescido nas instituições federais...

Leia mais