skip to content

UFOP conclui reformas no Conjunto de Moradias das Moitas em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias

O Conjunto I de moradias socioeconômicas do campus Mariana, conhecido como Moitas, passou por uma grande reforma em todas as suas sete casas. Construídas há 32 anos e com capacidade para abrigar 84 pessoas no total, as moradias receberam troca de pias, pisos, forros de teto, fiação elétrica e telhados. Além disso, ganharam nova pintura, portas e espelhos. 

A reforma era uma demanda antiga do conjunto, que foi construído em 1986. Segundo a aluna do curso de Jornalismo da UFOP e moradora da República Devassa, Helen Aquino, a conquista da reforma foi de grande valia, dadas as condições em que as casas se encontravam.  "A reforma foi algo que nós, moradores, sempre lutamos para que acontecesse, e, quando conseguimos, foi uma vitória, tanto para os que começaram essa luta como para os que a viram chegar ao fim", ressalta. 

Para a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP (Prace), Natália de Souza Lisbôa, a reforma colabora para reforçar o caráter público e de qualidade da educação. "Acreditamos que a reforma das moradias contribui para aprimorar os espaços de convivência e desenvolvimento dos alunos", explica.

Como os atuais moradores tiveram que desocupar as casas no período das reformas, a Universidade ofereceu uma bolsa de 400 reais como auxílio moradia, de janeiro a outubro de 2018, aprovada pela Portaria nº 004/2018 da Prace. Além disso, disponibilizou carreto para auxiliar na mudança dos estudantes, tanto na saída quanto no retorno ao conjunto. 

"A reforma foi muito importante, pois, com ela, vieram mudanças de atitudes por parte dos moradores em relação à casa. Além de ser algo que estávamos precisando há muito tempo, porque as casas são muito antigas", diz Mylena Cristina Gomes Gonçalves, de 20 anos, moradora da República Bu. 

Veja também

21 Janeiro 2016

O processo de seleção é para a ocupação de vagas no Conjunto II de residências estudantis em Mariana. As moradias,...

Leia mais

29 Fevereiro 2016

A classificação é referente ao Edital 002 (Conjunto II de Mariana). A próxima etapa do processo seletivo será a reunião...

Leia mais

4 Março 2016

Confira o edital com a lista de convocados e demais informações no link .

Leia mais

8 Abril 2016

As inscrições devem ser feitas até 15 de maio pela internet, por meio do Cadastro de Programas de Assistência Estudantil...

Leia mais