Foi realizada, no campus do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, a última etapa da campanha Julho Amarelo, que teve o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. As ações fazem parte do programa "Saúde e Bem-Estar" da UFOP, cujo lema é "Cuidar para viver melhor".
O encerramento do evento no Icea contou com a participação ativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que promoveu um animado bingo com inúmeros prêmios, além da apresentação dos projetos Previna: rastreio e manejo de doenças sexualmente transmissíveis, Pidic, Prodesa, Ciclo Saudável, Mente Plena, EcoProdesa, Educa+, Cabelos que Contam, entre outros.
De acordo com o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Máximo Martins, durante a campanha foram realizadas aproximadamente 800 testagens e administradas 200 vacinas, reforçando o compromisso da UFOP com a promoção da saúde preventiva e do diagnóstico precoce entre seus estudantes e servidores. Segundo ele, "esses números refletem o sucesso operacional da campanha e o crescente engajamento em torno da importância do cuidado com a saúde".
Além das ações de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). A partir disso, observou-se um aumento significativo nas inscrições para esses projetos, evidenciando o interesse e a necessidade de iniciativas que promovam o bem-estar integral dos estudantes.
A campanha também destacou a parceria entre a UFOP e as equipes de saúde dos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Máximo ressalta que "esse trabalho conjunto foi essencial para o alcance e a efetividade das ações, demonstrando que a colaboração entre instituições é fundamental para promover mudanças positivas e duradouras". O Pró-Reitor acrescenta que a campanha alcançou seus objetivos iniciais e também serviu como "um catalisador para fortalecer os vínculos entre os campi, promover a saúde e o bem-estar e incentivar a participação ativa dos estudantes em projetos que visam melhorar sua qualidade de vida acadêmica e pessoal".