Criado por Administrator em seg, 15/09/2014 - 09:15
Júlia Pinheiro
O Departamento de Arquitetura (Dearq) da UFOP promoveu, na última quinta-feira (11), aula inaugural no auditório do DEGEO com o tema "Aleijadinho Arquiteto". O evento aconteceu paralelo à divulgação do livro "Aleijadinho Arquiteto e Outros Ensaios Sobre o Tema".
Conduzido pelo professor doutor André Dangelo do Departamento de Análise Crítica e Histórica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento abordou a importância das obras de Aleijadinho em todo o País, realizando também um apanhado histórico de especialistas da área, como Lúcio Costa, Myrian Andrade Ribeiro, Sylvio de Vasconcellos e Ivo Porto de Menezes.
Ao ser questionado sobre a relação da história da arte barroca com o espaço cultural artístico de Minas Gerais, André afirmou que "alguns partem da ideia controversa de compreender o barroco como uma manifestação artística ligada apenas ao absolutismo e à contrarreforma, porém ela foi transformada dentro da realidade de Minas e se entendeu com uma sociedade muito diversificada. Eu penso que há uma regionalização, uma diluição de valores e, de certa maneira, uma apropriação de novos significados que dão a essa dinâmica cultural um contexto muito particular à arte barroca no Estado. Esse contexto possui caráter colaborativo ao envolver diversas etnias e artistas e, assim, constrói esse universo cultural".
Sobre Aleijadinho e a relação do escultor com a cidade de Ouro Preto, o professor diz compreender o artista como "uma síntese da civilização mineira, um homem que conviveu com uma série de dilemas do século XVIII e que, por meio da arte, se sobrepôs e se tornou o maior artista brasileiro. E Ouro Preto, por ser a sua cidade natal, se tornou o local no qual ele mais se identificou durante esse processo".
Carolina de Libório, aluna do 4º período de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, frisou que "a arquitetura em geral possui uma relação muito ampla com a cidade de Ouro Preto, e a aula proporcionou uma inserção ainda maior do curso da UFOP no contexto da cidade. Além disso, nós também obtivemos um outro panorama sobre o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte brasileira. Como o próprio professor disse, nós tínhamos uma visão de Aleijadinho como um mestre da talharia e, após a aula, conseguimos enxergar Aleijadinho como um pensador de espaço, como um arquiteto".
Ao final da aula inaugural, o professor André Dangelo sorteou exemplares do seu livro. "A obra trata de uma sequência de estudos sobre Aleijadinho realizados desde quando eu me formei pela UFMG, em 1994. O livro fecha com uma série de artigos especializados sobre o tema da cultura arquitetônica, abordando o artista como um arquiteto, já que muitos o conhecem como imaginário e talhador. O livro também propõe novas descobertas e visões sobre o século XVIII em Minas Gerais."
O Departamento de Arquitetura (Dearq) da UFOP promoveu, na última quinta-feira (11), aula inaugural no auditório do DEGEO com o tema "Aleijadinho Arquiteto". O evento aconteceu paralelo à divulgação do livro "Aleijadinho Arquiteto e Outros Ensaios Sobre o Tema".
Conduzido pelo professor doutor André Dangelo do Departamento de Análise Crítica e Histórica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento abordou a importância das obras de Aleijadinho em todo o País, realizando também um apanhado histórico de especialistas da área, como Lúcio Costa, Myrian Andrade Ribeiro, Sylvio de Vasconcellos e Ivo Porto de Menezes.
Ao ser questionado sobre a relação da história da arte barroca com o espaço cultural artístico de Minas Gerais, André afirmou que "alguns partem da ideia controversa de compreender o barroco como uma manifestação artística ligada apenas ao absolutismo e à contrarreforma, porém ela foi transformada dentro da realidade de Minas e se entendeu com uma sociedade muito diversificada. Eu penso que há uma regionalização, uma diluição de valores e, de certa maneira, uma apropriação de novos significados que dão a essa dinâmica cultural um contexto muito particular à arte barroca no Estado. Esse contexto possui caráter colaborativo ao envolver diversas etnias e artistas e, assim, constrói esse universo cultural".
Sobre Aleijadinho e a relação do escultor com a cidade de Ouro Preto, o professor diz compreender o artista como "uma síntese da civilização mineira, um homem que conviveu com uma série de dilemas do século XVIII e que, por meio da arte, se sobrepôs e se tornou o maior artista brasileiro. E Ouro Preto, por ser a sua cidade natal, se tornou o local no qual ele mais se identificou durante esse processo".
Carolina de Libório, aluna do 4º período de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, frisou que "a arquitetura em geral possui uma relação muito ampla com a cidade de Ouro Preto, e a aula proporcionou uma inserção ainda maior do curso da UFOP no contexto da cidade. Além disso, nós também obtivemos um outro panorama sobre o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte brasileira. Como o próprio professor disse, nós tínhamos uma visão de Aleijadinho como um mestre da talharia e, após a aula, conseguimos enxergar Aleijadinho como um pensador de espaço, como um arquiteto".
Ao final da aula inaugural, o professor André Dangelo sorteou exemplares do seu livro. "A obra trata de uma sequência de estudos sobre Aleijadinho realizados desde quando eu me formei pela UFMG, em 1994. O livro fecha com uma série de artigos especializados sobre o tema da cultura arquitetônica, abordando o artista como um arquiteto, já que muitos o conhecem como imaginário e talhador. O livro também propõe novas descobertas e visões sobre o século XVIII em Minas Gerais."