Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Avanços e desafios da Universidade são destaques na cerimônia de aniversário do ICHS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia

Inovação, modernização, pluralidade, inserção social, avanços e desafios na administração da Universidade foram temas de debate durante a abertura das comemorações do aniversário do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A cerimônia foi realizada ontem, 12, no auditório do Instituto, e celebrou os 34 anos de fundação da unidade, comemorado no dia 9 de novembro. Para compor a mesa, estiveram presentes o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, a vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes e o diretor do ICHS, professor Willian Menezes. A abertura contou ainda com a apresentação dos ex-alunos de Música, Rômulo de Paula e Lucas Codorniz, que fizeram uma apresentação explorando os instrumentos para além das cordas.

Confira a entrevista da Rádio UFOP Educativa com o diretor do ICHS, professor Willian Menezes.

ichs.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O professor Willian expôs as conquistas e os avanços da sua gestão que chega ao fim em julho de 2014 e destacou que o ICHS é um instituto com ações voltadas para a inclusão da diferença e da diversidade. Ele destacou que "é possível observar que o ICHS passou por um processo de regionalização, atendendo à demanda local".

O reitor apresentou os resultados dos quase nove meses à frente da Universidade, falou sobre o direcionamento das principais ações da Reitoria e apresentou os caminhos em busca de uma gestão coletiva, de um saber socialmente referenciado, de uma produção mais dinâmica do conhecimento para a extensão e a cultura. "É importante participar de encontros como este, onde podemos não somente apresentar os avanços, mas também ouvir as demandas da comunidade acadêmica", afirmou.
 
Confira a matéria produzida pela TV UFOP:

 
Em prol da internacionalização da Universidade, o professor Marcone destacou a emissão do histórico escolar em inglês e a aplicação da prova do Toefl. Em relação ao fomento à inovação, ele esclareceu que hoje a UFOP possui quase 80 patentes e o objetivo é fazer com que esses projetos se tornem produtos efetivos. "Há um esforço por parte da administração superior em cumprir todas as propostas de campanha", concluiu o reitor.

Professora do Departamento de Educação, a vice-reitora Celinha lembrou a trajetória do ICHS que começou com dois cursos de graduação e hoje já conta com os cursos de Letras, História e Pedagogia, três mestrados e um doutorado. "Hoje podemos dizer que o Instituto ocupa um lugar de destaque na Universidade, mostrando que a área das ciências humanas e sociais agrega muito valor à formação de qualquer profissional", finalizou.

ANIVERSÁRIO DO ICHS - A programação do aniversário do Instituto conta com palestras, debates e plantio de árvores, além de da exposição "ICHS: 34 anos nas letras, na história e na educação do Brasil", que fica em cartaz até 4 de dezembro. As comemorações serão encerradas em 5 de dezembro, com a segunda edição do Sou Mais Juventude, em Mariana.
 
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.