Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Balanço anual destaca a qualidade da formação de alunos e pesquisadores na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em 2014, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comemorou 45 anos de muitas conquistas e avanços nas áreas de ensino, assistência estudantil, empreendedorismo e inovação, relacionamento e atividades com as comunidades. Na opinião do reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, o balanço anual é positivo. "Nossas ações são sempre focadas na melhoria constante da formação de nossos alunos, para que se tornem profissionais mais qualificados, que contribuam para o crescimento científico, econômico e social do País", aponta o reitor.


A UFOP conta com mais de 13 mil alunos matriculados nos 50 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância. A Universidade ainda possui 25 mestrados e dez doutorado, além de diversos cursos de especialização lato sensu, abrangendo quase todas as áreas do conhecimento. Uma importante conquista para a UFOP foi a obtenção da nota 6 da Capes para o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, conceito que representa nível de qualidade internacional.

É notório também o incentivo ao empreendedorismo e à inovação, que têm movimentado a comunidade acadêmica. Neste ano, foram promovidos cursos, eventos e editais focados nesse setor. "O empreendedorismo e a inovação são duas importantes facetas para aperfeiçoar a formação do aluno. Em nossa gestão, estamos preocupados em oferecer ao nosso estudante uma formação mais ampla e completa. Já na inovação da área da pesquisa, precisamos não apenas ter ideias, mas patentear e transformar a ideia em produto e resultados a sociedade", explica Marcone.

Para o reitor, apesar dos desafios do próximo ano, há várias ações em andamento para a parte da internet, novas instalações e propostas de mestrado e doutorado. “São inúmeras iniciativas que foram tomadas e esperamos que tenham seus efeitos positivos para melhorar a Universidade. Queremos colocar nossa Instituição na posição de destaque que lhe é merecido”, afirma Marcone.

O reitor também comenta a redução nas verbas destinadas às universidades: "Vivemos em um período de adversidade em 2014 quando o governo promoveu uma série de desonerações fiscais e houve também uma queda na arrecadação. Consequentemente, o próprio orçamento da UFOP foi comprometido e tivemos que adaptar a esse cenário, mas o fizemos com muita responsabilidade. Esse trabalho continuará sendo feito no próximo ano".
 
 
  Confira na íntegra a entrevista do reitor Marcone Jamilson Freitas Souza produzida pela TV UFOP.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.