Criado por Administrator em qua, 07/04/2010 - 14:11
A Base Criativa da TV UFOPrealiza, na próxima semana, o lançamento dos documentários “Barroca: orgulho deuma herança, orgulho de uma história”, “(IN)Confidências” e “Sineiros”. Aestreia acontece no Teatro Sesi, em Mariana, na quarta-feira, 14 de abril, às21h e no Cine Vila Rica,
O documentário “Barroca:orgulho de uma herança, orgulho de uma história” revela a tradição cultural,histórica e religiosa do município de Mariana. Ao documentar a festa do Congadono povoado da Barroca, o curta procura entender e se encantar com essamanifestação cultural.
O curta “(IN)Confidências”apresenta as dificuldades vividas pelos deficientes devido à quase ausência de acessibilidade no Patrimônio Histórico eCultural de Ouro Preto e Mariana. O documentário estabelece um diálogo entreadaptação, preservação e conservação dos bens tombados e aponta para umarealidade: a necessidade de garantir aos deficientes acesso físico e cultural naRegião dos Inconfidentes.
Já ocurta “Sineiros” busca apreender o cotidiano de uma práticatradicional e de imensurável valor histórico na cidade de Mariana, sedebruçando na força da palavra falada por pessoas envolvidas na temática e quetiveram, nesta arte, um grande pilar na constituição de sua identidade pessoal.
O curso
Oprojeto piloto do Curso Livre de Audiovisual foi desenvolvido no final de 2009e marcou o início das atividades da Base Criativa da TV UFOP. Aproposta do curso foi aliar teoria e prática em um processo coletivo decriação, em que os estudantes têm contato com os conceitos e técnicas dalinguagem audiovisual, além da realização de documentários.
O processo de seleção consistiuna avaliação dos argumentos propostos individualmente pelos estudantes. Das 41propostas, 16 foram selecionadas para participar do curso, que foi dividido em doismódulos: Fundamentos Audiovisuais e Oficina de CriaçãoAudiovisual.
A Base Criativa é um projeto deformação, pesquisa e estímulo à produção audiovisual nas cidades de Ouro Pretoe Mariana, gerido pela TV UFOP. O objetivo é estimular a produção audiovisual apartir de processos coletivos e promover o aprendizado por meio de fóruns,palestras, cursos de formação e residências criativas, visando ampliar osolhares dos jovens nos âmbitos científicos, sociais e históricos.



Ouvidoria




