Criado por Administrator em seg, 02/07/2007 - 00:00
Começa hoje a maior festa cultural de Minas Gerais
Espetáculos cênicos e musicais, debates, oficinas, mostras de cinema, exposições e saraus literários são destaques do evento
Com a proposta de fazer das ruas de Ouro Preto e Mariana palco para uma homenagem à cultura negra, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana convida o público a participar de uma verdadeira maratona cultural com duração de três semanas.
Paralelamente à realização das 68 oficinas – principal foco do festival – uma rica programação nas áreas de Literatura, Artes Plásticas, Artes Visuais, Artes Cênicas, Patrimônio, Música e Infanto-Juvenil foi preparada pelas curadorias.
Hoje, às 17h, acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP a solenidade de abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
Estarão presentes à cerimônia o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), prof. João Luiz Martins, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, o prefeito de Mariana, Celso Cota Neto, os coordenadores do evento, Fábio Faversani e Guiomar de Grammont, além de representantes das empresas patrocinadoras.
Ainda hoje, o carioca Jorge Aragão chega a Ouro Preto e faz o primeiro grande show do evento – um encontro com o choro e o samba, na Praça Tiradentes, às 22h30.
Semana traz programação variada, com destaque para o cinema e literatura
A área de Artes Visuais oferece ao público uma série de mostras de vídeos, realizadas tanto em Ouro Preto quanto em Mariana. A extensa grade de filmes será inaugurada nesta segunda-feira, 09/07, com a mostra “Memória do Brasil”, que traz o filme Pierre Verger – Mensageiro entre dois mundos, no Cine Teatro Vila Rica, em Ouro Preto, às 17h. Também em Ouro Preto, no mesmo dia, será aberta a mostra “O Silêncio dos Intelectuais”, trazendo o filme O Silêncio, no anexo do Museu da Inconfidência, às 19h. No Teatro Sesi, em Mariana, tem início a mostra “Novo olhar do cinema africano”, com o filme Abouna, que será exibido às 19h30.
Saraus e performances são atrações da área de Literatura, que volta ao festival depois de dois anos ausente. Na quarta-feira, 11/07, os escritores Adalgimar Gomes, Cláudio Willer, Luiz Giffoni, Nelson Saute e Miguel Gullander têm um encontro com o público às 17h e às 19h, no Bar do Festival, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Na quinta-feira, 12/07, no mesmo local e horários, os poetas Flaviano Souza e Silva, Marcus Vinicius, Moacir Amâncio, Ruth Silviano Brandão, Wagner Moreira, Cristina Agostinho e Ana Maria Gonçalves farão participações.
Na sexta-feira, 13/07, o sarau literário conta com a participação de Branca Maria de Paula, Mário Alex Rosa, Luis Alberto Brandão, Flávio Boaventura, às 17h, e de Carlos Herculano Lopes, Marcelino Freire e Menalton Braff, às 19h, também no Bar do Festival.
Chico Rei e cultura afro-brasileira são principais fontes de inspiração do Festival
O ponto em comum a todas as áreas foi a inspiração trazida pelo tema do evento, Chico Rei e a Cultura Afro-brasileira, que foi escolhido durante a pesquisa de avaliação do Festival de Inverno de 2006.
O personagem foi o norteador do conceito de várias das oficinas e seminários, que buscaram, através da história comovente dessa figura lendária, homenageada em diversos rituais e festas de Minas Gerais, marcar a contribuição da cultura negra para a construção da identidade brasileira.
Como não existem registros da imagem do Rei Galanga, os artistas usam a imaginação para recriar a figura deste instigante personagem.
Duas exposições sobre a cultura afro-brasileira são abertas hoje
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana abre hoje duas exposições importantes para o cenário da cultura afro-brasileira. “Bandeiras – Territórios Imaginários” do artista Guilherme Mansur, e “ressonâncias@rtesnegr(as)” com obras de vários artistas.
Guilherme apresenta suas bandeiras, obtidas da fusão das características de dois países, europeus com africanos principalmente, formando um terceiro. Já o curador Antonio Sérgio Moreira mostra, no trabalho de 18 artistas, a proposta de um olhar para além do discurso da raça, como o negro é mostrado e como seus valores podem ser discutidos a partir da herança africana.
As exposições podem ser vistas no Centro de Artes e Convenções da UFOP, logo após a solenidade de abertura do evento, com visitação diária, de 9 a 29 de julho, das 14h às 20h. Bandeiras - Territórios Imaginários estará também nas ruas de Ouro Preto.
No primeiro dia de Festival, a música terá espaço especial na programação, valorizando estilos bem diferentes
Enquanto em Ouro Preto hoje é dia de samba, em Mariana é dia de banda. A cidade terá suas ruas invadidas pelo som da Sociedade Musical São Vicente de Paula.
Quem gosta do estilo tradicional das bandas de música, pode conferir a apresentação de hoje, a partir das 17h, pelas ruas centrais da cidade de Mariana.
AGENDA CULTURAL
Dia 08 - domingo
9 a 29 de julho, 9h às 20h - Exposição: Para Gostar de Teatro
Local: Espaço Sabará - Centro de Artes e Convenções da UFOP
Abertura após a solenidade
Visitação: diariamente
9 a 29 de julho, 14h às 20h - Exposição: ressonâncias@rtesnegr(as)
Local: Salão Diamantina - Centro de Artes e Convenções da UFOP
Abertura após a solenidade
Visitação: diariamente
Exposição: Guilherme Mansur: Bandeiras - Territórios Imaginários
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP e ruas da cidade de Ouro Preto
Abertura após a solenidade
Visitação: diariamente, de 9 a 29 de julho, 14h às 20h
17h - Solenidade de Abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2007
Local: Teatro Ouro Preto - Centro de Artes e Convenções da UFOP
17h - Invasão Cultural - Sociedade Musical São Vicente de Paulo
Local: ruas centrais de Mariana
22h30 - Show de Jorge Aragão
Local: Praça Tiradentes
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Dia 09 - segunda-feira
9h - Abertura do Seminário Tradução, Vanguarda e Modernismos
Local: auditório do ICHS/UFOP - Mariana
9 a 29 de julho, 12h às 17h - Exposição: Plantas Africanas na Cultura Brasileira
Local: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP - Ouro Preto
Visitação: diariamente
17h - Mostra “Memória do Brasil”: Pierre Verger Mensageiro entre dois mundos
Local: Cine Teatro Vila Rica - Ouro Preto
19h - Mostra “O Silêncio dos Intelectuais” - O Silêncio
Apresentação e debate com Marcelo Coelho
Local: anexo do Museu da Inconfidência - Ouro Preto
19h - Abertura “Desdobramentos”: Exposição de pintura e escultura de Cacá Drummond
Local: Atelier Cacá Drummond - Largo de São Pedro - Mariana
Visitação: diariamente, de 10 a 29 de julho, 10h às 18h
19h30 - Mostra “Novo olhar do cinema africano” - Abouna
Local: Teatro Sesi - Mariana