Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Caint divulga resultado do concurso de sua logomarca oficial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mariana Borba

Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) tem uma nova logomarca, revitalizada por meio de concurso realizado em maio e aberto à comunidade ouro-pretana e acadêmica. A imagem campeã foi de autoria de Thiago Andrello Magalhães Azeredo, estudante do curso de Arquitetura selecionado em primeiro lugar, que ganhou uma bolsa de estudos para cursar, por um semestre, o idioma francês na Aliança Francesa de Ouro Preto.

Confira a nova logo:

logo_caint.png

O professor Carlos Magno de Souza Paiva, coordenador da Caint, conta que a Coordenadoria está em processo de revitalização visual e a apresentação das propostas caracteriza a identificação da Caint que possui visibilidade regional, nacional e, principalmente, internacional. "A importância da logomarca é manter uma identidade visual com o que a UFOP já possui, por isso, tivemos o cuidado em relacionar a parte estética com o conteúdo, com o histórico da Caint e da própria universidade", explica o coordenador.

Uma comissão para eleger o vencedor do concurso foi montada pela Coordenadoria e os critérios utilizados tiveram um peso diferenciado: eficiência na identificação visual da Instituição e seus propósitos; criatividade e qualidade estética e visual da composição; comunicação do conceito (transmissão da ideia e universalidade); originalidade (desvinculação de outras logomarcas existentes) e viabilidade técnica e econômica, aplicabilidade e adaptabilidade. Joana Gomes, secretária executiva da Caint, fez parte da comissão julgadora e fala da importância das cores utilizadas que a logomarca escolhida traz. "A simplicidade e a objetividade da proposta foram essenciais. A identificação de Minas Gerais para o mundo e do mundo para Minas Gerais, também". 

Estudantes da UFOP e o público de fora da Universidade puderam enviar a logomarca para o concurso, fato que, na opinião do coordenador, valorizou o trabalho local e fez com que os estudantes pudessem fazer parte da construção da identidade interna da UFOP. Os três primeiros colocados receberam o certificado de participação e colocação, sendo que Henrique Barbosa Neves, estudante de Engenharia Civil, e Camilla Bertolin Sad, do curso de Arquitetura e Urbanismo, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

SOBRE A CAINT - A Caint foi criada em 2006 com o objetivo de promover a mobilidade internacional das ações de ensino, pesquisa e extensão da UFOP. A reformulação do site, com versões em inglês e português para auxiliar os estudantes na viagem para o exterior e alunos de fora do país que se interessam pela UFOP, será divulgada com mais interação no início do próximo semestre. O projeto faz parte da reestruturação visual e de conteúdo da Coordenadoria.