Criado por Administrator em ter, 07/04/2015 - 10:43
Agliene Melquíades
Estudantes negros de diversos cursos da UFOP, com colaboração do Pibid História, Cultura e Literatura Africana e Afro-brasileira (Pibid/AFRO) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFOP), iniciam hoje (7), as atividades da Calourada Preta, evento que propõe um maior diálogo a respeito da cultura africana e afro-brasileira com a universidade e a comunidade. A segunda edição do evento, que acontece no ICHS e no ICSA, conta com oficinas, palestras, performances, sessões de cinema negro, mesas temáticas, intervenções artísticas, minicursos, e terá a presença de estudiosos do tema “Relações étnico-raciais” e de docentes e discentes da graduação e pós-graduação da UFOP.
Segundo um dos organizadores, Felipe Datti, a calourada tem como objetivo “proporcionar ao público da UFOP um adensamento no conhecimento da história e das culturas afro-brasileiras e africana, tão pouco explorados nos currículos oficiais”. Felipe ressalta também o vínculo e importância do evento com a comunidade externa à universidade. Nesse caso, o evento procura “visibilizar a cultura negra para que as escolas da região possam conhecer e introduzir em suas grades estes tópicos”.
Na programação do evento, estão em pauta temas como O Negro na Universidade, Cotas Raciais na UFOP, Repúblicas Federais e LGBTfobia, Feminismo Negro, a Representação do Corpo Negro na Mídia e Troca de Vivências, onde será exposto relatos recolhidos no ICHS sobre racismo.