Criado por Administrator em qua, 18/03/2015 - 14:11
Agliene Melquíades
Em sua 6ª edição, a Calourada Vermelha traz como proposta de discussão o tema "Vida e morte na mineração". Organizado pela Liga dos Comunistas (UFOP/CNPq), pela Assembleia Nacional de Estudantes - Livre (Anel) e pelo Sindicato Metabase Inconfidentes, o evento ocorre entre os dias 18 e 20 de março, com atividades no ICSA e no ICHS.
Segundo o professor André Mayer, um dos organizadores do evento, "a mineração impacta a todos na região de forma direta ou indireta. A UFOP é absorvida por toda essa realidade que engloba a mineração. Precisa atentar para os dramas causados por todo esse processo, desnaturalizando uma relação com as mineradoras e recuperando a atenção com o trabalhador minerador".
A Calourada Vermelha existe há aproximadamente três anos e foi criada como atividade do Programa de Extensão: Centro de Difusão do Comunismo (Suspenso pela Justiça Federal em agosto de 2013). Segundo André, "o evento se manteve após a cassação como resistência e luta em favor dos trabalhadores: esse é o objetivo determinante da calourada".
Confira abaixo a programação do evento:
18/03 - A Situação da Mineração no Brasil e no Mundo - 14h - ICSA
18/03 - Luta de Classes na Mineração na Região da UFOP - 19h - ICSA
19/03 - Água e Mineração - 9h - ICHS
20/03 - A Educação em Luta no Brasil - 9h - ICHS



Ouvidoria




