Ir para o conteúdo

Campanha de vacinação contra gripe vai até o dia 23 de maio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

O Centro de Saúde da UFOP participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha foi prorrogada e acontece até o dia 23 de maio. A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus influenza: o B, o H1N1 e o H3N2. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha, o equivalente a 49,6 milhões de pessoas.
 
Podem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde e do sistema prisional, população carcerária, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto e doentes crônicos, como obesos, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca. 
 
A professora Carolina Coimbra Marinho, da Escola de Medicina da UFOP, explica que a vacinação pode prevenir o desenvolvimento das formas mais graves da doença. "Pneumonia, síndrome de angústia respiratória e insuficiência respiratória podem ser evitadas com a vacina. Há ainda o risco de descompensação de doenças já existentes, como a asma, DPOC e a insuficiência cardíaca”.
 
Cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal também previne a gripe. "É importante que idosos e crianças menores de cinco anos se vacinem, pois os idosos tem doenças preexistentes com mais frequência e as crianças podem ter o sistema imunológico ainda imaturo e incapaz de controlar a infecção pelo influenza”. Carolina lembra que as gestantes também devem se vacinar, devido ao risco de desenvolver apresentações mais graves da infecção pelo vírus influenza. 
 
O atendimento no Centro de Saúde da UFOP acontece de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
Segunda-feira: de 13h às 15h30
Terça, quarta e quinta-feira: de 8h30 às 12h e de 13h às 15h30
Sexta-feira: de 8h30 às12h