Ir para o conteúdo

Atividades com calouros e veteranos marcam VIII Semana de Integração

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Agliene Melquíades

6.jpg

Letícia Conde
 
A VIII Semana de Integração agitou os institutos de Mariana com diversas atividades. A programação contou com rodas de conversa, debates, visitas guiadas e competições como gincana e queimada. Nesta edição, com as tags #ICSAano10 e #FicaICHS, as atividades foram voltadas para temáticas que retratam o atual contexto: a celebração dos dez anos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e a luta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) para permanecer em Mariana.
 
A estudante de jornalismo e membro do Programa de Educação Tutorial (PET ICSA), Laura Viana, contou que o evento visou integrar os dois institutos e que boa parte da programação aconteceu no ICHS com o intuito de chamar a atenção dos estudantes para a real situação que o campus vem enfrentando. “Os estudantes, principalmente aqueles que estão chegando agora, precisam estar cientes do que está acontecendo, de que eles estão estudando em lugar que está vivendo uma situação conflituosa”.
 

integracao.jpg

Tuila Dias
Ex-alunos participam a mesa "Existe Vida Pós-ICSA?"
Às vésperas de completar o décimo aniversário do ICSA, celebrado em 19 de agosto, o diretor José Benedito Donadon-Leal fez um breve panorama sobre a história do instituto, suas conquistas e desafios. Além das mudanças na estrutura das instalações, lembrou do crescimento nas áreas de ensino e pesquisa. “É um desafio atrás do outro. Nós crescemos muito. E o que temos aqui ainda é pequeno para nossas pretensões”, declarou.
 
A caloura Lavínia Torres, que saiu de sua cidade natal, Carangola, para cursar jornalismo, afirmou, com muito entusiasmo, que valeu a pena viajar quase cinco horas para participar da Semana de Integração. “Achei tudo muito divertido e ter participado das atividades me ajudou a conhecer pessoas novas. Já me senti incluída aqui na UFOP por conta disso”.
 
Algumas atividades do evento iniciaram após a leitura de uma carta e a realização de um minuto de silêncio em homenagem à vereadora no Rio de Janeiro pelo PSOL, Marielle Franco, assassinada na última quinta-feira (15). Confira como foram algumas atrações:  
 
GINCALIZE -  Ao som de música pop e com tinta no rosto para identificar as equipes, calouros e veteranos animaram o auditório do ICSA durante a “Gincalize”, atividade promovida pela empresa júnior de Jornalismo, Verbalize! Jr. Na gincana, os participantes tiveram que passar entre as cordas amarradas nos pés das mesas, procurar anel na farinha, correr em busca de balões, entre outras brincadeiras. 
 
QUEIMADA - Com muitas palmas e gritos de guerra, a torcida incentivou os jogadores e foi à loucura na final do campeonato de queimada, que contou com barraquinhas de açaí e chup-chup organizadas pelos centros acadêmicos de Economia (CAECO) e Serviço Social (Voz Ativa). No período passado, o time Charizards havia conquistado o primeiro lugar, mas desta vez caiu duas posições, deixando a vitória para o time da República Insônia. 
 
FORMEI, E AGORA? - A mesa “Existe vida pós-ICSA?” contou com a participação de ex-alunos de cursos de graduação da UFOP, que relataram suas trajetórias dentro da Universidade e os caminhos que trilharam após a conclusão do curso. O diálogo objetivou discutir com os estudantes as diversas possibilidades encontradas dentro e fora do meio acadêmico após a conclusão da graduação. 

corpo1.jpg

Letícia Conde
Uma das provas da Gincalize
 
ROCK GENERATOR - O encerramento da VIII Semana de Integração ficou por conta do Coletivo Rock Generator. Na noite da sábado, o ICHS recebeu atrações de diversas partes do país, como a banda Components, de Goiânia, o cearense e ex-aluno do curso de Jornalismo da UFOP, Matheus Santiago, a banda Mineiros da Lua, de Belo Horizonte, e a Banda Skactus, de Mariana. Além de integrar estudantes da UFOP e da comunidade marianense, as apresentações promoveram um intercâmbio cultural entre os próprios artistas.
 
O evento acontece no início de cada período letivo e é organizado pelo Centro de Extensão de Mariana (CEMAR), em parceria com as empresas juniores, os colegiados, os centros acadêmicos, os PETs ICSA e Pedagogia e a Rádio Plural.
 
 
 
 

Veja também

25 Janeiro 2024

O NTI informa que, conforme comunicado enviado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), haverá manutenção programada no link...

Leia mais

16 Janeiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Prefeitura Universitária, reforça seu compromisso em zelar pela saúde e segurança...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Localizado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o ginásio passou por reformas após receber um investimento de aproximadamente...

Leia mais

21 Dezembro 2023

A administração dos Restaurantes Universitários (RUs) informa os horários de funcionamento no período de fim de ano e recesso acadêmico:...

Leia mais