Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Prefeitura de Ouro Preto se reuniram para discutir medidas relacionadas à segurança na circulação de pedestres e veículos na entrada do Campus Morro do Cruzeiro. O encontro teve como objetivo buscar soluções conjuntas para reduzir riscos e melhorar o tráfego no local.
Participaram da reunião os seguintes representantes da UFOP: o chefe de gabinete, Rondon Marques, o prefeito do campus Cláudio Lana e o Coordenador de Manutenção da Prefeitura Universitária, Edmundo Dantas, além do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, e do fiscal de postura, Alexandre Luiz Batista.
A UFOP está em negociação com a Prefeitura sobre a destinação social do terreno localizado em frente ao campus. Nesse espaço deve ser criada uma rotatória para melhorar a circulação de veículos no local, porém a efetivação dessa obra depende de etapas legais e técnicas que ainda demandam tempo. Enquanto isso, a Universidade e a Secretaria de Segurança e Trânsito de Ouro Preto definiram intervenções imediatas para melhorar a circulação e reduzir acidentes na área. Entre as medidas previstas estão:
- implantação de uma travessia elevada na faixa de pedestres à direita da saída do campus;
- mudança do local do ponto de ônibus, para ficar mais próximo à passagem elevada;
- criação de um recuo na parada dos ônibus, para esses veículos não bloquearem o trânsito quando estão pegando ou deixando passageiros;
- instalação de uma ilha central na pista, junto à ampliação da via, permitindo melhor circulação dos veículos que seguem no sentido bairro-centro e acessam o campus;
- aumento da sinalização de alerta na Rua Pandiá Calógeras, na subida antes da entrada do campus, sinalizando a necessidade de redução da velocidade e o cuidado com a travessia de pedestres.
As ações são resultado do diálogo e compromisso entre UFOP e Prefeitura, com o objetivo de deixar o ambiente mais seguro e organizado na entrada do campus, integrando planejamento urbano, mobilidade e segurança.