Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Campus Mariana recebe palestra sobre jornalismo investigativo na literatura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Felipe Sales

A Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras recebe nesta quinta-feira (28), às 19h, a jornalista e escritora Staël Gontijo, que irá ministrar a palestra “Jornalismo Investigativo na Literatura” e fazer o lançamento do livro “Marília de Dirceu – A musa, a Inconfidência e a vida privada de Ouro Preto no século XVIII”.  O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Academia e conta com a participação do Movimento Renovador de Mariana e do curso de Jornalismo da UFOP.

capa_marilia_de_dirceu_frente.jpg
A palestra é fundamentada no livro “Cogumelos de Espuma”, também de autoria da jornalista, publicado na Espanha e nos Estados Unidos. Já o livro “Marília de Dirceu – A musa, a Inconfidência e a vida privada de Ouro Preto no século XVIII”, conta a história de Maria Dorothea Joaquina de Seixas, que foi musa do poeta Thomaz Antônio Gonzaga, na obra Marília de Dirceu. A história tem como pano de fundo a Inconfidência Mineira e busca mostrar a outra face desta figura feminina marcante, à frente de seu tempo, que sofreu e superou os preconceitos de sua época.

Ao mergulhar na Ouro Preto do século 18, Gontijo explica a sensação que teve na introdução de seu livro. “Ao moldar versos à pesquisa histórica, encontrei uma Vila Rica Pulante, onde pode ouvir o trote dos cavalos adentrando nas vielas; as carruagens rangendo desesperadas na fuga de ladrões sedentos de ouro. Caminhei por praças abarrotadas de sinhás em seda e tafetá, refresquei-me em chafarizes ornados de escravas buliçosas. Senti os aromas pitorescos do fogão a lenha, aquecido pela marcação dos sinos. Lastimei o açoite de escravos ao raiar do dia, e os segredos de alcova que as noites encobriam.”

Para o presidente da Academia Marianense de Letras professor Roque Camêllo, este livro é um presente. “Staël Gontijo nos presenteia com mais esta obra, levando-nos a conhecer detalhes sobre a vida de uma das mulheres fortes das Minas do Ouro. Além do livro ter sido baseado em um trabalho de pesquisa com farta documentação, seu texto é rico e literalmente agradável.”

 
A Esstal_gontijo.jpgcritora
Staël Gontijo, mineira de Bom Despacho onde é fundadora da Academia Bomdespanchense de Letras. Iniciou sua carreira jornalística como assessora parlamentar em 1994, atualmente assessora políticos e se dedica a literatura. É autora de “Cogumelos de Espuma”.

Foi prem
iada em 2011 com o conto “Jardin dês Âmes” pelo Institut Litteráire – Sorbonne Nouvelle da Universidade de Sorbonne. Também em 2011 lançou o livro “A coragem que vem de dentro”, que narra a história de 10 personagens que superaram grandes traumas e usam da experiência para auxiliar pessoas a vencer problemas.

A Academia
A Academia Marianense de Letras foi fundada em 1962, por Waldemar de Moura Santos, Alphonsus de Guimarães Filho, Pedro Aleixo, Salomão de Vasconcelos, Dom Oscar de Oliveira, Mesquita de Carvalho, Wilson Chaves, Marly Moysés e outros intelectuais mineiros.
 
Serviço:
Palestra “Jornalismo Investigativo na Literatura” e lançamento do livro “Marília de Dirceu – A musa, a Inconfidência e a vida privada de Ouro Preto no século XVIII”, da jornalista e escritora Staël Gontijo.
Data: 28 de fevereiro
Horas: 19 horas
Local: Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras. Rua Frei Durão nº 84, Mariana – MG.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.