
Criado por Maria Eduarda de Lima em seg, 03/11/2025 - 16:33 | Editado por Patrícia Pereira há 1 mês.
Ao todo, 348 pessoas se inscreveram nas formações em Python, JavaScript, Git e GitHub, manutenção de computadores e Arduino, em turmas presenciais e on-line.
Devido à infraestrutura disponível e ao número de monitores, parte dos inscritos nos cursos presenciais deve ser atendida em um próximo momento. Novas turmas serão abertas em breve. Todos os candidatos vão receber por e-mail informações sobre a participação.
Segundo o monitor do Projeto de Inclusão Digital (PID), Guilherme Ferreira, novas vagas são disponibilizadas a cada período letivo. “Estamos continuamente avaliando a possibilidade de incluir novas formações, de acordo com a demanda da comunidade e a disponibilidade de infraestrutura e monitores. As datas e novidades serão divulgadas nos canais oficiais da UFOP e por e-mail”, explica.
Guilherme destaca que o principal objetivo do projeto é democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico, promovendo inclusão digital para estudantes da UFOP e para a comunidade externa. “Acreditamos que o domínio de competências digitais é essencial para a formação cidadã e profissional na contemporaneidade e buscamos reduzir desigualdades de acesso a essa formação”, afirma.
Atualmente, o PID conta com oito computadores em uma sala anexa à biblioteca do Icea. Com a inauguração do novo bloco da biblioteca, o projeto passa a dispor de uma sala equipada com 12 computadores, o que permitirá atender um número maior de participantes de forma contínua e com melhor estrutura.
As aulas têm início em novembro e integram as ações da UFOP direcionadas à democratização do acesso ao conhecimento tecnológico e ao fortalecimento da formação digital de estudantes e da comunidade externa.



Ouvidoria




