Criado por Administrator em ter, 17/03/2015 - 14:03
Júlia Pinheiro
Visando auxiliar portadores de intolerância alimentar e melhorar os cuidados referentes à alimentação, a coordenação dos Restaurantes Universitários de Ouro Preto e Mariana passou a informar, desde fevereiro, as substâncias contidas nas refeições, principalmente se as porções possuem glúten e lactose.
Proteína encontrada nos alimentos que possuem trigo, o glúten está presente em grande parte dos alimentos. A denominada doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten. Geralmente se manifesta na infância, mas também pode se manisfestar ao longo da vida adulta. Já a intolerância à lactose ocorre em consequência da deficiência da enzima lactase, quando o intestino delgado não produz a quantidade necessária da enzima. As causas para a intolerância variam de acordo com os níveis de lactose: primária, secundária e congênita.
Segundo a coordenação dos restaurantes de Ouro Preto e Mariana, a iniciativa surgiu a partir de solicitações dos usuários que possuem intolerância alimentar. Com a divulgação dessas informações diariamente nos cardápios, foi possível facilitar a integração desses usuários aos restaurantes.