Criado por Administrator em ter, 04/02/2014 - 14:46
Ana Elisa Siqueira
Visando aos eventos esportivos que vão acontecer no Brasil, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, o projeto de extensão “Cartilhas Turísticas de Ouro Preto (Catop)” propõe um modelo de cartilha turística diferente. Segundo o coordenador do projeto, professor Marcos Knupp, do Departamento de Turismos (Detur), vários destinos do País já produzem materiais mais elaborados, como as cidades de Foz do Iguaçu e Parati, que serviram de inspiração para o projeto.
O Catop tem como objetivo fornecer informações aos visitantes e à comunidade local sobre Ouro Preto, por meio de três cartilhas com perspectivas diferentes: uma contendo informações turísticas, outra com informações sobre boas maneiras para os turistas, além de uma para a comunidade ouro-pretana sobre como receber bem o turista.
Quatro bolsistas do curso de Turismo da UFOP ajudaram o professor Marcos Knupp na elaboração das três cartilhas de bolso, que devem ser distribuídas ainda no primeiro semestre de 2014. A equipe é composta por Débora Alencar, Isabela Vieira, Igor Fraxino e Taciane Prado. O professor conta que haverá dois eventos para distribuição do material, primeiro em algumas escolas municipais da cidade; já o segundo evento é direcionado aos turistas, com uma blitz na praça Tiradentes e distribuição das cartilhas nos principais pontos turísticos.
Para redação das cartilhas, o grupo realizou uma pesquisa com um questionário com a população local e os turistas. Por meio dessa pesquisa, eles puderam perceber as necessidades do público. “Buscamos não fazer o padrão, ser criativo, percebemos que nos guias da cidade quase não se fala dos distritos e dos personagens de Ouro Preto”, explica uma das bolsistas do projeto, Débora Alencar.
Cartilha para Turistas
Traz informações sobre o funcionamento da cidade, patrimônio histórico, trânsito, horários de ônibus e de visitações aos museus, além das recomendações de bons modos. Segundo Marcos, o diferencial desse material são os roteiros preparados. “Escolhemos os principais pontos de visitação da cidade e preparamos um guia que o turista consiga fazer em um dia”, destaca Marcos. São três opções diferentes de passeios, incluindo sugestões de passeios aos parques da cidade.
Cartilha para Comunidade
Oferece para a população opções de passeios em família, além de contar a história dos personagens famosos de Vila Rica, como Marília e Dirceu. O grupo observou a necessidade de trabalhar o bom relacionamento entre a comunidade e os turistas. Débora Alencar afirma que é “uma forma de despertar na comunidade um sentimento de posse”, pois a maioria não desfruta das opções turísticas e de lazer que a cidade dispõe.
Cartilha Turística
Abrange informações gerais sobre Ouro Preto, história, atrativos naturais, patrimônio histórico, além dos eventos tradicionais como a Semana Santa e o Festival de Inverno. A novidade é o mapa dos distritos, uma opção diferente de passeios. O professor Marcos acrescenta que o grupo buscou colocar o máximo de informações nas cartilhas, incluindo ilustrações e mapas, além de tradução para o inglês e o espanhol para orientar de forma correta os turistas.