Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Cartilhas turísticas buscam nova abordagem sobre Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Ana Elisa Siqueira


Visando aos eventos esportivos que vão acontecer no Brasil, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, o projeto de extensão “Cartilhas Turísticas de Ouro Preto (Catop)” propõe um modelo de cartilha turística diferente. Segundo o coordenador do projeto, professor Marcos Knupp, do Departamento de Turismos (Detur), vários destinos do País já produzem materiais mais elaborados, como as cidades de Foz do Iguaçu e Parati, que serviram de inspiração para o projeto.

O Catop tem como objetivo fornecer informações aos visitantes e à comunidade local sobre Ouro Preto, por meio de três cartilhas com perspectivas diferentes: uma contendo informações turísticas, outra com informações sobre boas maneiras para os turistas, além de uma para a comunidade ouro-pretana sobre como receber bem o turista.

Quatro bolsistas do curso de Turismo da UFOP ajudaram o professor Marcos Knupp na elaboração das três cartilhas de bolso, que devem ser distribuídas ainda no primeiro semestre de 2014. A equipe é composta por Débora Alencar, Isabela Vieira, Igor Fraxino e Taciane Prado. O professor conta que haverá dois eventos para distribuição do material, primeiro em algumas escolas municipais da cidade; já o segundo evento é direcionado aos turistas, com uma blitz na praça Tiradentes e distribuição das cartilhas nos principais pontos turísticos.  

Para redação das cartilhas, o grupo realizou uma pesquisa com um questionário com a população local e os turistas. Por meio dessa pesquisa, eles puderam perceber as necessidades do público. “Buscamos não fazer o padrão, ser criativo, percebemos que nos guias da cidade quase não se fala dos distritos e dos personagens de Ouro Preto”, explica uma das bolsistas do projeto, Débora Alencar. 

Cartilha para Turistas
Traz informações sobre o funcionamento da cidade, patrimônio histórico, trânsito, horários de ônibus e de visitações aos museus, além das recomendações de bons modos. Segundo Marcos, o diferencial desse material são os roteiros preparados. “Escolhemos os principais pontos de visitação da cidade e preparamos um guia que o turista consiga fazer em um dia”, destaca Marcos. São três opções diferentes de passeios, incluindo sugestões de passeios aos parques da cidade.

Cartilha para Comunidade
Oferece para a população opções de passeios em família, além de contar a história dos personagens famosos de Vila Rica, como Marília e Dirceu. O grupo observou a necessidade de trabalhar o bom relacionamento entre a comunidade e os turistas. Débora Alencar afirma que é “uma forma de despertar na comunidade um sentimento de posse”, pois a maioria não desfruta das opções turísticas e de lazer que a cidade dispõe.  

Cartilha Turística
Abrange informações gerais sobre Ouro Preto, história, atrativos naturais, patrimônio histórico, além dos eventos tradicionais como a Semana Santa e o Festival de Inverno. A novidade é o mapa dos distritos, uma opção diferente de passeios. O professor Marcos acrescenta que o grupo buscou colocar o máximo de informações nas cartilhas, incluindo ilustrações e mapas, além de tradução para o inglês e o espanhol para orientar de forma correta os turistas. 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.