Ir para o conteúdo

Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras promove palestras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Hoje, às 19h, na Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras, haverá duas palestras relacionadas à cultura brasileira. A primeira será proferida pela doutora em lingüística portuguesa Maria Filomena Gonçalves, professora da Universidade de Évora, Portugal.

A conferência tem como objetivo levar ao conhecimento do público marianense a riqueza dos acervos da Biblioteca Pública de Évora (Portugal), no que diz respeito aos manuscritos relativos à História do Brasil.  Évora, cidade do Alentejo, foi sede da Corte durante alguns períodos da História de Portugal. Seu valor histórico e cultural foi reconhecido pela UNESCO, em 1986, ao declará-la Patrimônio da Humanidade.

A bicentenária Biblioteca Municipal de Évora foi fundada por Frei Manuel Villas-Boas do Cenáculo, conhecido pela sua bibliofilia e pelo espírito iluminista. É uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, sobretudo no que tange a acervos relativos aos séculos XVI e XVIII, tanto em impressos como manuscritos. Coleciona narrativas de viagem, roteiros de navegação, descrições da natureza, notícias e informações sobre as capitanias, a ação missionária, os povos indígenas, a exploração das minas, entre muitos outros assuntos relevantes para a História da colonização do Brasil pelos portugueses.

Para a acadêmica Cândida Trindade da Costa Seabra, "Com esta conferência pretende-se levar aos marianenses, no coração mineiro, um pouco do Brasil que, em Évora permanece até hoje, um pedaço da história que irmana o Brasil e Portugal".

A segunda palestra será realizada pela doutora em Lingüística e Língua Portuguesa, a professora da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - campus de Araraquara, Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa. Seu tema será o Dicionário Histórico do Português do Brasil (DHPB) - séculos XVI, XVII e XVIII cujo objetivo é traçar a história do léxico brasileiro durante o período colonial (1500-1808).

O DHPB será, no Brasil, uma obra inédita no seu gênero e de interesse para a História da Língua Portuguesa em geral, construído sobre uma base informatizada que reúne documentos da mais variada natureza e gênero.

Para o presidente licenciado da Academia Marianense de Letras, prof. Roque Camêllo, "as palestras que serão proferidas enriquecerão a cultura mineira mostrando-nos a importância da preservação da memória histórica da cultura, traços fundamentais de nossa identidade.


CASA DE CULTURA ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS
Rua Frei Durão nº 84 - 35.420-000 - MARIANA-MG
academia.marianense.de.letras@gmail.com