Criado por Administrator em qua, 03/12/2014 - 15:14
Tamara Pinho
O reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, juntamente com pró-reitores da UFOP, visitou a “Casa do Pesquisador da UFOP” na última terça- feira (2). A casa, localizada na rua Senador Rocha Lagoa (rua das Flores), tem o objetivo de abrigar pesquisadores visitantes que venham participar de estudos na Universidade. “O espaço tem o objetivo de facilitar a permanência dos pesquisadores em Ouro Preto, pois a colaboração deles irá favorecer o desenvolvimento das pesquisas na UFOP", explica o reitor.
O espaço tem capacidade para nove pessoas, e cada pesquisador pode permanecer por um período de até quatro meses. A expectativa é abrigar, em média, 20 pesquisadores por ano. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Valdei Lopes de Araújo, conta que a Casa é uma forma de atrair estudiosos de outras instituições do Brasil e do exterior para a UFOP. “Existe cada vez mais pesquisas na UFOP, e essa é a oportunidade para que mais pesquisadores de fora venham colaborar com os grupos de pesquisas da UFOP e contribuir com o fortalecimento dos programas de pós-graduação da Instituição”.
Segundo o coordenador de Assuntos Internacionais, Carlos Magno de Souza Paiva, a partir de janeiro de 2015, a Casa já estará em condições de receber os selecionados por meio de edital a ser publicado.

Equipe da UFOP acompanha a reforma da Casa que vai abrigar pesquisadores - crédito da foto: Tamara Pinho