Criado por Administrator em ter, 19/11/2013 - 17:06
Após reunião realizada no início deste mês, na presença de representantes da Cemig e do Iphan, a Universidade Federal de Ouro Preto concordou com o corte de árvores que estão oferecendo riscos de queda na linha de transmissão Ouro Preto / Mariana, 138KV (coordenadas UTM23k 0655939 / 7744088 – Datum WGS 84), localizadas próximas ao Restaurante Universitário, aos Departamentos de Engenharia Geológica e de Minas (Degeo / Demin), e ao mirante do campus Morro do Cruzeiro.
Mediante apresentação das licenças do Iphan e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que já estão sendo providenciadas pela Cemig, a UFOP dará prosseguimento à autorização de retirada das árvores. A urgência da retirada da vegetação se dá pelo alto risco da queda da atual vegetação sobre a linha de transmissão. Em caso de acidente, haverá comprometimento do fornecimento de energia elétrica para a região de Ponte Nova, englobando 29 municípios, com um total de mais de 170 mil pontos, entre residências, comércio, indústrias e também hospitais. Além dos transtornos e prejuízos financeiros decorrentes da falta de energia, há, ainda, o risco à vida de pessoas.
A decisão de retirada da vegetação foi baseada em estudo da empresa Ambiental Engenharia, que apresentou laudos apontando para a necessidade imediata de retirada de 85% da cortina vegetal que impede a visibilidade do campus Morro do Cruzeiro a partir do Centro Histórico de Ouro Preto. O laudo também recomenda a supressão dos 15% restantes da vegetação, que passam a apresentar riscos com a retirada das primeiras árvores.
A Cemig se responsabilizará pela retirada das árvores atuais, elaboração e implantação do projeto do novo cinturão verde, cabendo à UFOP apenas as ações de manutenção das espécies para garantir que a cerca se desenvolva.
Acesse os documentos:
Relatório Linha de Transmissão.
Relatório Final.
Acesse os documentos:

