Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Cemig recomenda retirada de árvores que oferecem riscos no campus Morro do Cruzeiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Após reunião realizada no início deste mês, na presença de representantes da Cemig e do Iphan, a Universidade Federal de Ouro Preto concordou com o corte de árvores que estão oferecendo riscos de queda na linha de transmissão Ouro Preto / Mariana, 138KV (coordenadas UTM23k 0655939 / 7744088 – Datum WGS 84), localizadas próximas ao Restaurante Universitário, aos Departamentos de Engenharia Geológica e de Minas (Degeo / Demin), e ao mirante do campus Morro do Cruzeiro.

Mediante apresentação das licenças do Iphan e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que já estão sendo providenciadas pela Cemig, a UFOP dará prosseguimento à autorização de retirada das árvores. A urgência da retirada da vegetação se dá pelo alto risco da queda da atual vegetação sobre a linha de transmissão. Em caso de acidente, haverá comprometimento do fornecimento de energia elétrica para a região de Ponte Nova, englobando 29 municípios, com um total de mais de 170 mil pontos, entre residências, comércio, indústrias e também hospitais. Além dos transtornos e prejuízos financeiros decorrentes da falta de energia, há, ainda, o risco à vida de pessoas.

A decisão de retirada da vegetação foi baseada em estudo da empresa Ambiental Engenharia, que apresentou laudos apontando para a necessidade imediata de retirada de 85% da cortina vegetal que impede a visibilidade do campus Morro do Cruzeiro a partir do Centro Histórico de Ouro Preto. O laudo também recomenda a supressão dos 15% restantes da vegetação, que passam a apresentar riscos com a retirada das primeiras árvores.

A Cemig se responsabilizará pela retirada das árvores atuais, elaboração e implantação do projeto do novo cinturão verde, cabendo à UFOP apenas as ações de manutenção das espécies para garantir que a cerca se desenvolva. 

Acesse os documentos:

pdf Relatório Linha de Transmissão.

pdf Relatório Final

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.