Ir para o conteúdo

Centro de Difusão do Comunismo oferece curso sobre mineração e exploração de trabalhadores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

“Mineração e Exploração dos Trabalhadores na Região da UFOP” é o tema do curso de extensão que será oferecido pelo Centro de Difusão do Comunismo (CDC), projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto.

A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Metabase Inconfidentes, que também coordenará o curso, juntamente com o CDC.

São quatro módulos, entre os dias 16 de fevereiro e 13 de abril, perfazendo 32 horas, distribuídas de 9 as 17h, aos sábados. O curso, que oferece 50 vagas, será ministrado no ICSA, em Mariana. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: centro.difusao.comunismo@icsa.ufop.br/.
 
PROGRAMA 2013 / 1

16 de Fevereiro
Módulo I - O movimento sindical internacional e o Sindicato Metabase Inconfidentes.
Neste módulo o objetivo é analisar e discutir, em linhas gerais, a trajetória do movimento operário no âmbito internacional. Dentro desse quadro geral, será abordada a história do movimento sindical na mineração e a atuação específica do Metabase Inconfidentes.

09 de Março
Módulo II - A mineração e os impactos nas comunidades locais.
Neste módulo o objetivo é analisar e debater os impactos socioambientais que sofrem as comunidades atingidas pela mineração em nossa região. Para uma aproximação mais concreta em relação aos problemas existentes, faremos um estudo de caso focalizado em duas comunidades: o Bairro do Pires, em Congonhas; e o Bairro Antônio Pereira, em Mariana. Serão discutidos também os prováveis impactos ambientais e sociais advindos da reativação da Mina Del Rey em Mariana.

23 de Março
Módulo III - Vale 70 anos: história, presente e perspectivas?
Neste módulo o objetivo é desvendar a realidade da maior mineradora do mundo - a Vale. Para tanto, será necessário conhecer a história da empresa, seus números, estrutura e os impactos sociais, ambientais e trabalhistas decorrentes de suas atividades em diversos países no mundo. Do mesmo modo, será abordada a disjuntiva estratégica: para quê e para quem dever servir a Vale? -  A crise econômica mundial e os impactos no setor mineral.

13 de abril
Módulo IV-    A crise econômica mundial e as lutas sociais.
Neste módulo o objetivo é realizar uma discussão acerca da presente crise econômica mundial e suas consequências no setor mineral. A guerra social na Europa, as rebeliões no mundo árabe e os impactos dessa nova realidade no Brasil serão abordados nesse módulo.
 

 
Contato:
Email: centro.difusao.comunismo@icsa.ufop.br
Site: www.cdc.ufop.br
Facebook: CDC.UFOP
Twitter: @cdcufop