Ir para o conteúdo

Centro de Educação Aberta e a Distância completa 14 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Marques
 
A UFOP é pioneira em Educação a Distância em Minas Gerais, com seu primeiro núcleo de ensino fundado no ano de 2000. Em 12 de abril, o Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) completa 14 anos. A unidade acadêmica da UFOP tem sua origem no Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead), vinculado à Pró-reitoria de Extensão, que era o órgão responsável pela administração e coordenação didático-pedagógica dos Programas e Projetos de Ensino a Distância da UFOP.

De acordo com Breynner Ricardo de Oliveira, professor do curso de Administração Pública e coordenador da Escola de Gestores do Cead, o crescimento no número de alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, além do aumento dos polos de educação a distância, têm sido um ganho para o aprimoramento do ensino. “A penetração da Universidade nas cidades onde os polos estão, além de redimensionar a vocação da Instituição para outros municípios, tem contribuído para expandir as fronteiras físicas e visuais da UFOP para além de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.” Para o professor, grande parte do que é feito, aprendido e discutido na educação a distância se aplica à educação presencial, e o maior desafio é conseguir convergir e ultrapassar essa dicotomia entre o ensino presencial e a distância.

Desde sua criação, o Cead congrega professores da UFOP das diversas áreas do conhecimento, e que resultam em equipes multidisciplinares, promovendo a democratização do saber, o acesso à educação e a interiorização da oferta de cursos para atender às demandas da comunidade e de entidades públicas e privadas. Tendo por objetivo a consolidação e o aperfeiçoamento da modalidade a distância, o Cead dispõe de infraestrutura tecnológica, de edificação e pessoal especializado nas áreas de estudo, visando o oferecimento de cursos a distância de qualidade.

Atualmente, o Centro oferece graduação nos cursos de Pedagogia, Matemática, Geografia e Administração Pública. Em pós-graduação, há os cursos de Práticas Pedagógicas, Mídias na Educação e Gestão Pública, além da Escola de Gestores, que oferece cursos de especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atualmente, o Cead conta com 4.861 alunos matriculados e polos em 36 cidades dos estados de Minas Gerias, São Paulo e Bahia.

Para Breynner, com o fortalecimento da equipe de professores, o Centro tem tido grande participação em projetos vinculados ao Ministério da Educação. “Temos, além do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em nível de graduação, o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o Programa Nacional de Escola de Gestores, em que a UFOP tem participado por meio do Cead”. O professor também ressaltou os compromissos da Universidade e do Cead com a função social “a inclusão, a oportunidade de acesso e a democratização do ensino são as prioridades”.

Ingresso
O ingresso aos cursos do Cead se dá com base na nota do Enem, em processo seletivo isolado. Além dos cursos de graduação, o Ceadtambém oferece cursos de especialização e extensão, distribuídos em Polos de Apoio Presencial nos Estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Acre e Pará. Na educação a distância, o aluno administra a própria aprendizagem, construindo seu método para melhor aproveitar os conteúdos disponibilizados por meio eletrônico e impresso.