Ir para o conteúdo

Centro de Saúde contribui para que Ouro Preto fique entre finalistas do prêmio Bibi Vogel 2013

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho
 
 
Com a contribuição de ações realizadas pelo Centro de Saúde da UFOP, Ouro Preto é uma das cidades finalistas ao prêmio Bibi Vogel. Destinado a reconhecer as melhores iniciativas direcionadas à promoção do aleitamento materno, o prêmio vai homenagear dez municípios de todo o País que se destacam no assunto. Entre as atividades desenvolvidas pela Universidade, destacam-se a criação do Cantinho da Amamentação; o projeto Comtato, que promove ações educativas nas salas de espera do Centro de Saúde; as campanhas de estímulo ao aleitamento materno no pré-natal; e as visitas domiciliares às gestantes, mães e bebês.

Para Priscila Braga, nutricionista do Centro de Saúde, contribuir para que o município fique entre os finalistas de um prêmio tão importante como esse, já que ele homenageia apenas dez municípios, do país inteiro, que possuem as melhores ações voltadas ao incentivo da amamentação. “Estamos muito orgulhosos pois o nosso trabalho está dando o resultado que sempre desejamos, ou seja, ter o nosso trabalho reconhecido e entre os finalistas de um prêmio que tem uma mensagem tão bonita, a da amamentação. É um incentivo para continuarmos a trabalhar em prol do  aleitamento materno".

PREMIAÇÃO - Em sua quarta edição, o prêmio Bibi Vogel acontece a cada dois anos e é concedido pela área técnica da saúde da criança e do aleitamento materno do Ministério da Saúde. O nome é uma homenagem à atriz Bibi Vogel que se destacou por atuar em causas humanitárias no Brasil e no exterior, principalmente, em atividades voltadas ao incentivo ao aleitamento materno. O resultado será divulgado em dezembro de 2013.


Novas instalações do Cantinho da Amamentação
No dia 30 de outubro, serão inauguradas as novas instalações do Cantinho da Amamentação. A ideia é que o local seja um apoio à amamentação, com tranquilidade e aconchego para as mães, além de ser um ambiente que possibilite a troca de informações e esclarecimentos com profissionais sobre o aleitamento materno. O Cantinho da Amamentação é uma forma de incentivar as mães a continuarem a amamentar os bebês mesmo após o período de licença-maternidade.

Uma das ações possíveis nas salas de apoio à amamentação é o armazenamento do leite das mães durante o horário de trabalho para que, ao final do expediente, possam levar para casa ou doar ao Banco de Leite Humano.

A cerimônia de inauguração das novas instalações do Cantinho da Amamentação será no auditório do Centro de Saúde da UFOP, na próxima quarta, às 15h30.