Ir para o conteúdo

Centro de Saúde e Prace promovem ação pelo Dia Mundial de Combate à Aids

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. Para marcar a data, o Centro de Saúde  da UFOP, em parceria com a Prace, realiza uma ação que distribuirá preservativos, panfletos e laços vermelhos que simbolizam solidariedade e o comprometimento na luta contra a doença. A atividade será nesta segunda-feira (2), em frente ao restaurante universitário do campus Morro do Cruzeiro da UFOP.

O pró-reitor de assuntos comunitários e estudantis, Rafael Magdalena, explica que a escolha do local visa a fazer a ação atingir o máximo possível de pessoas. "A hora do almoço é quando existe uma grande circulação, principalmente de estudantes, que estão em uma faixa etária onde é necessário conscientização sobre o uso de preservativo e os riscos de doenças sexualmente transmissíveis”.

A ação do Mais Saúde acontecerá a partir das 10h30. Para mais informações: 3559-1271 ou 3559-1957.


HISTÓRICO - Em 1987, a Assembleia Mundial da Saúde, com apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU), estipulou 1º de dezembro como um Dia Mundial da Luta contra à Aids. O motivo de se ter um dia específico para a ação é conscientizar a população da importância de se prevenir contra a doença e também para evitar a discriminação com os portadores do vírus HIV, uma vez que o preconceito é uma das maiores barreiras no tratamento dos pacientes, do diagnóstico e do combate à epidemia.

FIQUE SABENDO - Em agosto, o Centro de Saúde da UFOP promoveu a campanha Fique Sabendo que realizou testes de Aids, Hepatite e Sífilis, e obter os resultados em poucas horas. Segundo a professora e coordenadora da campanha, Carolina Marinho, o Fique Sabendo superou todas as expectativas da organização e teve muita mais adesão do que era esperado inicialmente. Ao longo de um mês de campanha, o  realizou 282 testes de HIV, 259 de Hepatite B e C e 268 de Sífilis. Não foram divulgados os números de pacientes com resultado positivo, mas aqueles que foram detectados com alguma dessas doenças foram encaminhados para tratamento imediato e acompanhamento psicológico.