Ir para o conteúdo

Centro de Saúde promove segunda etapa da Campanha de Vacinação contra HPV

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Amélia Maciel

O Centro de Saúde UFOP oferece a segunda dose da vacina contra HPV. Meninas entre os 11 e 13 anos, moradoras do bairro Bauxita, que já tomaram a primeira dose podem procurar o Centro de Saúde de segunda a sexta-feira, portando a caderneta de vacinação.

A vacina foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação este ano. Portanto, será disponibilizada, gratuitamente, nas escolas e Unidades de Saúde. O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Segundo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, há estudos que mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nessa idade há maior produção de anticorpos contra os HPV que estão incluídos na vacina.

A adolescente deverá tomar três doses. A segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos depois da primeira. Está sendo utilizada a vacina tetravalente HPV que confere proteção contra quatro tipos de vírus (6,11, 16 e 18).

O setor de vacinas do Centro de Saúde funciona nas segundas-feiras, das 13h às 15h30; nas terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 15h30; nas sextas-feiras, das 8h às 12h. As adolescentes devem tomar a vacina e as mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar os exames preventivos (papanicolau) que, aliados ao uso de preservativo, são as formas de prevenção do câncer do colo do útero, doença que é a quarta principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.