Ir para o conteúdo

Centro de Saúde realiza atividades no Dia do Psicólogo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Brunello Amorim

 

Hoje, 27 de agosto, é comemorado o dia do psicólogo no Brasil. A data se refere ao dia em que a profissão foi regulamentada pela lei 4.119/64. Para celebrar, o Centro de Saúde da UFOP realiza nesta quarta-feira atividades especiais. Durante todo o horário de atendimento (de 7h às 18h), os funcionários orientam os usuários sobre os serviços prestados na área de Psicologia.

A programação inclui, ainda, o projeto CineSaúde, com filmes que abordam o tema. A sala de espera do Centro de Saúde transformou-se em um cinema improvisado. Essas atividades integram o programa Mais Saúde. Durante a manhã foi exibido o filme Valente, que fez reflexão sobre a relação entre pais e filhos, pensando como o psicólogo pode ajudar. Já durante a tarde, será exibido o filme Sonho Possível. "Nosso objetivo é valorizar a profissão do Psicólogo e informar aos usuários daqui sobre os serviços psicológicos que nós oferecemos", explica a coordenadora do espaço, Marina Knaip.

A UFOP, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prace), tem vários projetos com o envolvimento de seus psicólogos, como o Longe de Casa que trabalha a adaptação dos estudantes ao ambiente universitário. Há também uma ação exclusiva dos psicólogos, o projeto Portas Abertas. "Este é um espaço de escuta e orientação psicológica para estudantes e servidores", explica a psicóloga Joseane Mendes, que atua na orientação estudantil. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Saúde da UFOP também presta serviços psicológicos para a população de Ouro Preto.

Além dos projetos, os estudantes podem fazer consultas com os psicólogos durante o plantão de atendimento do Centro de Saúde. Os horários devem ser marcados pelo e-mail portasabertas@prace.ufop.br. Outra opção é participar da psicoterapia de grupo que acontece todas as quintas-feiras, no horário de 13h30 às 15h30. "Os estudantes que procuram nossos psicólogos e precisam de um tratamento em longo prazo podem fazer o convênio da psicoterapia. Sendo assim, aqueles que são bolsistas da Prace recebem atendimento gratuito, e os que não recebem podem ganhar descontos", complementa a coordenadora Marina Knaip.