Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Cerimônia na reitoria da UFOP homenageia reitores Dirceu do Nascimento e João Luiz Martins

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia

O sentimento de saudosismo tomou conta da Reitoria da UFOP na tarde dessa quinta-feira (21) durante a cerimônia de inauguração de quadros na galeria de reitores. Na ocasião, dois reitores da Universidade foram homenageados: o professor Dirceu do Nascimento, que esteve no cargo em dois mandatos, entre o ano de 1997 a 2005, e o professor João Luiz Martins, que assumiu o cargo logo em seguida, também durante oito anos, entre 2005 e 2013. O ato fez parte das comemorações do aniversário de 45 anos da UFOP, que surgiu da união das centenárias Escola de Farmácia e Escola de Minas.

01109_dsc_0186_6706535793676137988.jpg
A vice-reitora Celinha, Dirceu do Nascimento, o reitor Marcone Jamilson e João Luiz Martins.
Créditos: Richard Dias
 

Estiveram presentes o reitor Marcone Jamilson de Freitas, a vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes, além de professores e técnicos-administrativos. O reitor Marcone revelou que se inspirou nas duas administrações anteriores para dar sequência ao trabalho iniciado por eles. Segundo ele, "esse é um momento importante para a Universidade que resgata história e traz reconhecimento para aqueles que tiveram à frente da Instituição por esse período".

O primeiro a ter seu quadro descerrado foi o professor Dirceu que, emocionado, manifestou satisfação e alegria em participar desse momento. Dentre as ações desenvolvidas por ele, destacam-se a criação do campus da UFOP em João Monlevade, a criação da Rádio UFOP e a expansão dos cursos, com a inauguração de dez novos cursos de graduação na modalidade presencial. "Naquela época, a UFOP era uma instituição muito rígida, e o desafio foi abrir a Instituição para a criação de cursos para além dos tradicionais, como engenharia e farmácia. A minha linha foi fazer uma Universidade que contemplasse todas as áreas da ciência", rememorou Dirceu.

Logo em seguida, o professor João Luiz recebeu e agradeceu a homenagem que, por coincidência, foi recebida no seu dia natalício. Sua gestão foi marcada pela criação de cursos de pós-graduação (15 mestrados e 5 doutorados), fomentando o fortalecimento da UFOP como uma universidade voltada para a pesquisa científica, além das criações da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) e da TV UFOP. "Todas essas ações foram realizadas por uma equipe de administração que me acompanhou durante a gestão. Além da construção de prédios e criação de cursos, busquei manter uma relação próxima e humanitária com as pessoas, fossem alunos, técnicos e professores. E, dessa forma, todos passaram a acreditar que a UFOP poderia ser uma grande instituição", destacou João Luiz.

Juntos, os dois somam 16 anos de gestão e história, que representam um período em que a UFOP avançou e cresceu em número de cursos e alunos, sempre com o compromisso voltado para a sua formação profissional e pessoal. A Galeria reflete os desafios que cada um, no seu tempo, teve de encarar quando estiveram na administração da Instituição. Por fim, com o sentimento de continuidade, o professor João Luiz Martins desejou vida longa a UFOP: "Uma Universidade nunca tem fim, ela só tem começo".
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.