Criado por Administrator em qua, 19/09/2007 - 00:00
Ouro Preto será cenário da difusão do cinema chinês e pernambucano entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro com o Imagem dos Povos - III Mostra Internacional Audiovisual de Ouro Preto. A programação é gratuita e acontece no Anexo do Museu da Inconfidência, no Cine Teatro Vila Rica e na Casa dos Contos.
Repetindo as edições anteriores, a mostra de 2007 exibe produções audiovisuais de um país e de um estado brasileiro: China e Pernambuco. A primeira edição, em 2005, homenageou Nova Zelândia e Minas Gerais. Já a segunda, em 2006, homenageou Índia e Rio Grande do Sul.
A escolha da China se deu por suas obras revelarem a diversidade cultural e também influenciarem a produção cinematográfica mundial. Já o audiovisual pernambucano tem conquistado platéias locais, nacionais e internacionais por combinar o uso livre e criativo das novas tecnologias de captação e edição com releituras de conteúdo da cultura popular. Mais de 60 filmes serão exibidos durante os sete dias da mostra, que não é competitiva. Entre os destaques está O Casamento de Tuya, vencedor do urso de ouro de melhor filme do Festival de Berlim de 2007 e ainda inédito no Brasil.
A programação também terá duas exposições chinesas: “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários” e “China Shaanxi – arte popular da província dos guerreiros e cavalos de Terracotta”, ambas organizadas pela embaixada da República Popular da China no Brasil. Além disso, haverá uma instalação de imagem e som realizada por Lula Queiroga e Chico de Paula, chamada de “Vertentes” e o lançamento do livro China – O despertar de um dragão, de Luís Giffoni (Ed. Leitura). Toda a programação do evento é gratuita.
Essa edição também será marcada pela exibição de filmes de produção coletiva, o que caracteriza o ideal do projeto. “Essas produções ilustram exatamente o que o projeto Imagem dos Povos pretende: a integração de diferentes regiões, possibilitando parcerias no audiovisual”, ressalta o coordenador Adyr Assumpção.
Como um dos homenageados da edição de 2007, a China será representada por produções inéditas e filmes das chamadas 5ª e 6ª gerações (períodos pós-reabertura política da China e de liberalização da Revolução Cultural, a partir de 1978).
Entre os curadores responsáveis pela mostra Chinesa estão Li Shaohong (uma das mais importantes cineastas chinesas da 5ª geração) e a atriz e cineasta brasileira Lucélia Santos.
Na mostra de Pernambuco, serão exibidos os longas-metragens Deserto Feliz (eleito melhor filme pelo júri e pela crítica no 35º Festival de Gramado), de Paulo Caldas; Árido Movie, de Lírio Ferreira; e o documentário O coco, a roda, o pneu e o farol, de Mariana Fortes Entre os curtas-metragens estarão os premiados em festivais de 2007 como Uma vida e outra, de Daniel Aragão e No Rastro do Camaleão, de Eric Laurence. No programa Cineasta em Foco, será exibida uma seleção de curtas de Kátia Mesel, que também é curadora da mostra de Pernambuco.
Como estado anfitrião do evento, Minas Gerais também terá uma programação própria. O destaque é 5 frações de uma quase história, uma produção coletiva mineira. Também serão exibidos os documentários ‘Descaminhos’, dirigido por vários diretores e ‘Batismo de sangue’, de Helvécio Ratton, baseado no livro de Frei Betto.
Durante a mostra serão lançados pela emissora TVC os DVD’s dos artistas mineiros Vander Lee, Marina Machado, Vitor Santana e Mariana Nunes e Banda Calix.
A programação completa da Mostra está disponível no site www.imagemdospovos.com.br.