Criado por Administrator em seg, 15/09/2014 - 14:55
Tamara Pinho
O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi criado em 2011 com o objetivo de proporcionar aos estudantes brasileiros oportunidade de qualificação em instituições de ensino estrangeiras. Desde então, milhares de estudantes de graduação e pós-graduação já passaram por países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Portugal. Sete alunos de Engenharia de Minas, que participaram do programa, obtiveram excelente desempenho nas instituições estrangeiras em que estudaram, dentre eles, duas alunas foram selecionadas para cursar também o doutorado nos Estados Unidos. Danielle Rocha (Colorado School of Mines) e Miessa Souza (University of Utah) foram da graduação direto para o doutorado por meio do Ciência sem Fronteiras, que oferece, além da graduação-sanduíche, mestrado profissionalizante, doutorado-sanduíche e doutorado pleno no exterior.
Antes de participar do CsF, ainda na graduação, Danielle Rocha conta que não tinha pretensão de fazer a pós-graduação no exterior, pois acredita que “o Brasil é capaz de agregar valores e de despertar o interesse dos alunos em concluir sua formação no próprio País”, porém, a experiência que ela teve na University of Kentucky (EUA) a fez mudar de opinião. “No Brasil, temos ótimos professores doutores que são capazes de nos ajudar na nossa formação acadêmica, mas a bolsa e o incentivo dado pelo programa Ciência sem Fronteiras é uma oportunidade única não apenas em relação à formação acadêmica como também de crescimento pessoal e aprendizado de uma nova língua e cultura”.
O presidente do colegiado de Engenharia de Minas, Carlos Alberto Pereira, disse que os resultados do CsF trouxeram vantagens significativas tanto para os alunos quanto para o próprio curso de Engenharia de Minas, que recentemente foi avaliado com nota cinco no Guia do Estudante. “O desempenho dos alunos que participaram do CsF foi importante para conquistarmos essa nota; espero que outros participem do programa, e retornem para o Brasil, pois existe uma grande demanda de profissionais para lecionar nos cursos de engenharia de minas”.
Acesse o
site do Ciência sem Fronteiras para saber mais sobre o programa.