Ir para o conteúdo

Ciências sem Fronteiras abre chamadas para novos países

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Roberta Nunes

Estão abertas até 14 de janeiro de 2013 as novas chamadas para o programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal. A novidade nesta edição é a inclusão da abertura de chamadas para Portugal, Espanha, França, Hungria, Itália, Japão e Suécia. Além da lista recém incluída, há vagas para Alemanha, Canadá (Caldo/CBIE), Coréia do Sul,  Estados Unidos, Holanda, Noruega e Reino Unido.

Aproximadamente 142 estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto foram encaminhados ao exterior, em 2012, por meio do Ciências sem Fronteiras. As chamadas para novos países e as abertas em julho foram retificadas e trazem novos requisitos e os cursos específicos de graduação  contemplados para a concessão da bolsa.

Clique aqui e confira a lista de cursos de graduação elegíveis.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propp) recomenda àqueles que já têm o perfil indicado que agendem o quanto antes as provas de proficiência no idioma exigido pelo país de destino. Indicações de locais de realização desses exames estão disponíveis no site da Propp.

Para participar do Programa, o aluno terá que atender aos requisitos, entre eles:

1. Ter cumprido no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total prevista para o curso.

2. Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas prioritários do Programa.

3.  No caso da UFOP, o aluno deve ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 6,5 sem reprovações, ou igual ou superior a 7,0 com qualquer número de reprovações.

Mais informações pelo email cienciasemfronteiras@ufop.br ou pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Fontes: Propp/UFOP e Ciências sem Fronteiras