Criado por Administrator em ter, 31/07/2012 - 13:31
No dia 25 de agosto, às 16h, no auditório Leonardo Diniz, da Prefeitura de João Monlevade, será exibido o filme Janela da Alma (2001). A direção é de João Jardim e Walter Carvalho. A entrada é franca e não possui fins lucrativos.
A exibição faz parte do projeto “Cinema Comentado - Abordagem Interdisciplinar em Educação Continuada”, criado e coordenado pelo professor Gilbert Cardoso Bouyer, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), Campus João Monlevade/MG, da Universidade Federal de Ouro Preto.
A última edição foi realizada no dia 28 de julho com o filme “Pro Dia Nascer Feliz”, do diretor João Jardim (2007). Após a exibição houve palestra e debate com a Headhunter (caça-talentos), psicóloga, professora e empresária Marciana Gonçalves de Matos, que é diretora da empresa MGM HUNTING Consultoria, de Belo Horizonte.
A empresária e educadora destacou, durante o debate, a importância da escola para o seu trabalho de headhunter, na empresa de Seleção de Talentos da qual é diretora.
Já o professor Gilbert ressaltou que a crítica do filme de João Jardim está em harmonia com toda a obra de Jean Piaget, o fundador da Epistemologia Genética. “Assim como nas falas das professoras do filme, também para Piaget, o objetivo da escola não é transmitir informação e, sim, potencializar a construção de conhecimento e a capacidade da aprendizagem”, destaca Gilbert.
Para o idealizador do projeto, Piaget foi um crítico da escola tradicional e defendia uma escola em que o jovem deve aprender a aprender para que o ensino se torne agradável para o estudante.
O evento do dia 28 de julho contou também com a colaboração da senhora Íris de Sousa Lage, integrante do Núcleo de Professores Aposentados de João Monlevade (NupraJM).