Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Coaching Acadêmico incentiva participantes do Encontro de Saberes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Gabriel Campbell

Além de diversas palestras e apresentações de trabalhos, o Encontro de Saberes de 2015 contou com palestras que incentivam a produção e desempenho dos indivíduos participantes. O minicurso "Coaching Acadêmico: transformando o potencial em desempenho", ministrado pela professora Eleonice Santos, tratou exatamente dessa temática dividido em três atividades.

Na primeira tarefa, todos tiveram de pensar em um slogan para si próprios, destacando suas melhores qualidades. De acordo com a professora, todos nós somos "produtos" e temos que estar bem apresentados quando vamos tentar uma vaga de emprego ou nos apresentar em reuniões de negócio. "Você é um produto. Seu nome é sua marca", afirma. Além disso, ela reitera que nós temos sempre que pensar como somos vistos perante as outras pessoas.

Durante o decorrer do curso, algumas perguntas provocativas foram feitas. Um delas questionava se todos podem ser substituídos ou não. A turma ficou dividida e gerou debates. Logo após, todos expuseram suas opiniões, sempre divergentes. A professora elencou três motivos pelo qual o profissional torna-se indispensável: pela cordialidade, alegria e desempenho.

Dicas sobre otimização de tempo e de estudo também foram passadas. "Você tem que estabelecer metas quando for estudar. Se estudar 30 minutos, você pode mexer no celular por um tempo. Mas você deve estabelecer metas com o que mais te faz falta durante o estudo", sugere Eleonice.

No segundo exercício, os alunos tiveram que colorir a roda da vida, numerada de um a cinco, que caracteriza sua escala de entendimento e satisfação de acordo com os temas. O um é o mínimo entendimento e satisfação e cinco é o máximo. Nessa roda continham os seguintes quesitos: saúde física e mental, curso, carreira, estudos, iniciativa, espiritualidade, relações afetivas e relação financeira.

Na terceira atividade, os presentes tinham que escolher primeiramente um objetivo e, logo após, listar oito características e/ou habilidades que eles achavam que deveriam ter para conquistar seu objetivo.