Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Colegiado do Fórum Mineiro de Inovação tem como membro professor da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A primeira reunião do Fórum Mineiro de Inovação, marcada pelo lançamento do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e a posse dos membros do Colegiado do Fórum, entre eles o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), André Barros Cota, foi presidida pelo Governador do estado de Minas Gerais, Aécio Neves, em 26 de março no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.

O Fórum visa formar estratégias integradas entre Governo, Academia e Empresas, para o fomento da inovação no Estado mineiro, bem como promover o balanço anual das atividades realizadas, apontando os resultados alcançados em função da execução das políticas públicas e de outras iniciativas.

“Estamos, efetivamente, dando um passo concreto na direção onde precisamos chegar. A decisão de criar o Fórum e também o Simi tem como fundamento a visão de que a inovação tecnológica constitui hoje uma das mais poderosas ferramentas de transformação da realidade econômica e social em qualquer país”, afirmou Aécio Neves.

Fórum

Além de traçar estratégias integradas entre Governo, Academia e Empresas, para o fomento da inovação no Estado de Minas Gerais, o Fórum realizará o balanço anual das atividades da ciência, tecnologia e inovação, apontando os resultados alcançados em função da execução das políticas públicas e outras iniciativas.

O Fórum é o espaço em que propostas de fomento à inovação da sociedade em geral e de parceiros institucionais do Governo do Estado de Minas Gerais possam ser estudadas e colocadas em prática de forma colaborativa pelos seus membros. Os membros do fórum, portanto, discutem sobre ações colaborativas entre governo, empresas e academia, que visam fomentar a atividade de inovação no Estado mineiro e analisar as propostas de ação coletiva apresentadas pela Secretaria Executiva do Simi.

Simi

O Simi apóia-se em ações presenciais, que são encontros entre integrantes de uma empresa ou de instituições de um mesmo setor a fim de discutir os problemas tecnológicos comuns e encontrar soluções integradas entre governo, academia e empresariado. E apóia-se também, em  ações virtuais que se realizam através do Portal Simi, onde são disponibilizados conteúdos sobre inovação (oportunidades, editais, artigos, notícias, links), criando a interação entre os agentes da inovação de forma rápida e eficiente.

O Simi é uma ação do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT), coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi criado em 12 de dezembro de 2006, por meio do decreto 44.418, com a finalidade de promover convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia em Minas Gerais.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.