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Colegiados recebem orientações para produzir Plano de Ação Pedagógica

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Fernanda Marques


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Procurando repensar os processos de ensino da Universidade Federal de Ouro Preto, reuniram-se, nessa quinta-feira, 1° de abril, no Salão Nobre da Escola de Farmácia, no campus Morro do Cruzeiro, representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) e membros dos colegiados dos cursos de graduação da Instituição. A reunião foi realizada para dar continuidade às ações de planejamento relacionadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2011 – 2015 (PDI)  e orientou os presentes quanto ao desenvolvimento do Plano de Ação Pedagógica de cada curso.

"O encontro tem como objetivo dar um retorno a respeito do processo que foi discutido e realizado no seminário que todos os cursos participaram em 2013 e 2014", afirmou a vice-reitora da UFOP, Célia Maria Nunes, explicando que o processo propõe ações pedagógicas de intervenção em cada curso, buscando a qualidade de ensino de acordo com as especificidades de cada um. "A proposta torna os coordenadores de curso e presidentes de colegiado protagonistas da ação. Com as cartilhas que foram produzidas em conjunto, temos um documento com detalhamento dos desafios, que serão repensados e problematizados nesta nova etapa".

A pró-reitora adjunta de Planejamento e Desenvolvimento, professora Lisiane da Silveira Ev, explicou que a maior motivação de realização do plano é a preocupação dos pró-reitores com os indicadores da Universidade. “O resultado é um trabalho em conjunto, que busca trabalhar não só os indicadores mas, principalmente, a formação das pessoas que passam pela UFOP”, argumentou Lisiane Ev.

“A satisfação é enorme em pensar o planejamento dos cursos da UFOP. Nosso objetivo é trabalhar a informação e disponibilizá-la para todos, de maneira estratégica", relatou o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Luciano Campos da Silva. O professor destacou que o grande desafio é formar novos profissionais e trabalhar para que os estudantes permaneçam na Universidade. De acordo com ele, um passo importante para o bom resultado da proposta é a execução do Plano de Ação. "Sabemos que, às vezes, a maior dificuldade é justamente a aplicação do projeto proposto. Para isso, a Proplad se propõe a realizar um comitê de avaliação dos projetos apresentados e um acompanhamento durante o andamento do plano de ação para cada colegiado".

PARTICIPANTES COMENTAM A AÇÃO - Para o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), José Arthur Ferreira, a UFOP "vai atrair alunos não apenas pelos meios que ela oferece para a graduação, como também por gerar uma boa expectativa de estar numa instituição que possa ser chamada de Universidade e que se preocupa com seus alunos". O diretor afirmou, ainda, que a UFOP tem áreas de competências já consolidadas, mas que para a área de Ciências Sociais e os cursos mais novos, os desafios são maiores. "Devemos buscar processos de consolidação de forma estratégica e pensar uma formação abrangente do aluno, menos escolar, entendendo o ambiente da Universidade de forma mais integrada com a pesquisa, pós-graduação e extensão", frisou.

O chefe do Departamento de Arquitetura da UFOP, Tito Flávio Rodrigues, ponderou sobre a importância do plano de ação para o desenvolvimento e o aprimoramento do curso: "O plano é importante porque envolve o colegiado nessas ações de planejamento. Além de desburocratizar a relação do colegiado com as pró-reitorias, dá mais autonomia para que os responsáveis tomem decisões importantes para o desenvolvimento do curso".

Os planos de ação pedagógicos procuram contribuir com desafios como a evasão e a retenção escolar, além de buscar soluções adaptadas à realidade de cada curso. Destacando a relevância da ação para a Universidade, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, João Luiz Martins, citou passos importantes para melhoria da gestão. “Temos que nos preocupar, além da adequação de atuação à realidade de expansão e desenvolvimento institucional, com a qualidade e a taxa de sucesso da Universidade”. João Luiz garantiu que “é importante que todos acreditem nesse processo e nos bons resultados que ele trará para a UFOP. É papel do colegiado observar os planejamentos de acordo com o perfil de cada curso e ter mais autonomia  para vencer os desafios e alcançar a excelência universitária”.

Confira a matéria produzida pela TV UFOP sobre o assunto: