Ir para o conteúdo

Com projeto aprovado na Fapemig, Caint amplia equipe e finaliza processo de informatização em 2015

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP (Caint) teve seu projeto de "Consolidação da Prática de Internacionalização na Universidade Federal de Ouro Preto" aprovado conforme o Edital 11/2014 de Apoio a Criação e Consolidação da Assessoria Internacional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O valor do projeto aprovado foi de R$ 65.255,35 e, segundo o coordenador da área, professor Carlos Magno de Souza Paiva, tais recursos serão empregados na contratação de dois bolsistas BGCT (nível de mestrado), um para atuar na área de Comunicação Institucional e outro na área de Tecnologia da Informação.

Com o aumento da equipe, a expectativa é de que a Caint amplie o número de parcerias com instituições estrangeiras e também consiga dar mais visibilidade à UFOP, incrementando os números de mobilidade e projetos e pesquisas desenvolvidos em parcerias internacionais. Os novos bolsistas devem ser contratados ainda no primeiro semestre de 2015.

INFORMATIZAÇÃO - Além da aprovação no edital da Fapemig, a Caint completará, em janeiro de 2015, a informatização de todos os seus processos internos de mobilidade acadêmica. O setor é responsável pelo gerenciamento  dos processos de mobilidade acadêmica “in” (alunos de graduação estrangeiros que vêm estudar na UFOP) e “out” (alunos de graduação da UFOP que estudam em universidades no exterior), o que gera grandes volumes de dados. A informatização desses processos visa aperfeiçoar a rotina interna de trabalho, ao conferir mais agilidade e consistência.

A primeira etapa da informatização consistiu em migrar o gerenciamento dos dados do Programa Ciências sem Fronteiras, que é o maior volume de mobilidade “out” na UFOP. Segundo o professor Marco Antonio Moreira de Carvalho, coordenador institucional do programa, o modelo de gestão utilizado é inovador e reconhecido nacionalmente, sendo esta mais uma ação pioneira da Universidade em relação ao programa. O professor Carlos Magno explica que ainda são exigidos no setor documentos em papel por parte das agências de fomento e também de setores que criam processos físicos na UFOP, porém, todos os trâmites internos da Caint serão informatizados.

A ação de informatização está em consonância com a proposta da atual gestão da UFOP de promover a “Invasão Digital”, que pretende propiciar a informatização em todos os espaços da universidade. Os próximos passos são a informatização da gestão de convênios internacionais e também a disponibilização dos dados ao público externo.