Criado por Administrator em ter, 31/07/2007 - 00:00
O Comitê Aberto de Cinema da UFOP (Comcine), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Cine Vila Rica apresentam a reexibição de alguns filmes que estiveram na Mostra de Cinema do Festival de Inverno. A programação acontece de 1º a 4 de agosto, sempre às 23h, no Cine Teatro Vila Rica e a entrada é franca. Confira os filmes:
Dia 1º de agosto, quarta-feira
PIERRE VERGER - MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS
De Lula Buarque de Hollanda
(Documentário, Brasil, 1999, Cores, 82 min.)
O filme percorre a trajetória do pesquisador Pierre Verger, fotógrafo e etnógrafo, passando pela África, França e Bahia. Gilberto Gil narra e apresenta este documentário, que inclui a última entrevista de Verger (um dia antes de seu falecimento) e depoimentos de pessoas próximas a ele como Jean Rouch, Jorge Amado, Zélia Gattai, Mãe Stella, Pai Agenor e Cid Teixeira.
Dia 02 de agosto, quinta-feira
ÔRÍ
De Raquel Gerber
(Documentário, Brasil, 1989, Cores, 91 min.)
Documentário que expõe as ligações entre a cultura africana, em particular, dos povos de língua ioruba do oeste da África e os vários movimentos de negros nas Américas. Ôrí conta a história de Beatriz Nascimento, historiadora e militante, que busca sua identidade através da pesquisa da história dos Quilombos como estabelecimentos guerreiros e de resistência cultural, da África do século XV ao Brasil do século XX. Esta pesquisa revela a história dos povos bantos na América e seu herói civilizador Zumbi dos Palmares, homem de origem ioruba trazido para o Brasil para trabalhar como escravo, no século XVII, mas que escapou para tentar construir nos Quilombos uma nação que integrasse as culturas negra e indígena.
Dia 03 de agosto, sexta-feira
QUANTO VALE OU É POR QUILO?
De Sérgio Bianchi
(Ficção, Brasil, 2005, Cores, 104 min.)
Livre adaptação do conto "Pai contra mãe", de Machado de Assis, o filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Com muitos atores afro-brasileiros, a ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo. "Quanto vale ou é por quilo?" utiliza linguagens variadas para contar essa história. Entre elas, trechos de documentários e pequenos contos de enredo, baseados em crônicas de Nireu Cavalcante. Apesar de ser um filme de ficção, a escravatura é mostrada como está descrita nesses documentos, e em outros escritos históricos da época. Ao traçar esse paralelo entre o século XIX e o tempo atual, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje.
Dia 04 de agosto, sábado
CHICO REI
De Walter Lima Jr.
(Ficção, Brasil, 1985, Cores, 115 min.)
Filme rodado em 1985 em Ouro Preto, que retrata a história do homenageado do Festival de Inverno deste ano, Chico Rei, conhecido também por Galanga. Conta a história de todo o seu percurso desde a chegada da África, vindo em um navio negreiro, e como conseguiu comprar sua alforria e adquirir uma mina de ouro, ornando-se o primeiro negro proprietário que ajuda também outros escravos a se libertarem.