Criado por Administrator em seg, 19/10/2009 - 13:27
Para o professor Douglas Garcia Alves Júnior, um dos organizadores do evento, “o pensamento filosófico contemporâneo assiste a uma espécie de ‘deslocamento’ dos temas estéticos, cuja centralidade tem sido reconhecida para o adequado equacionamento das questões filosóficas”. Portanto, torna-se necessário refletir, no cenário contemporâneo, tanto sobre os deslocamentos evidenciados no discurso filosófico, especialmente na estética e na filosofia da arte, quanto acerca dos entrelaçamentos e das tensões produtivas entre filosofia e as diversas formas de expressão artística.
A programação do evento abrange oito conferências e 84 comunicações e painéis, além de lançamentos de livros dos participantes. A proposta do congresso é refletir sobre o estatuto das transformações contemporâneas que cercam a produção artística e o pensamento filosófico sobre a arte e a estética. Assim, os debates do “Deslocamentos na Arte” vão versar sobre estética e política, indústria cultural, arte e memória, estética e ética, espaço e tempo na arte, tradição e ruptura na estética, arte e psicanálise, o moderno e o contemporâneo, estética do cinema e do futebol, entre outros temas.
O encontro é uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Associação Brasileira de Estética (ABRE). “Deslocamentos na Arte” será realizado no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), da UFOP, e no Anexo do Museu da Inconfidência,