Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Comissão de Revisão do Estatuto e do Regimento Geral toma posse

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

Na última sexta-feira, 13, as chapas eleitas tomaram posse da Comissão de Revisão do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal de Ouro Preto. As votações ocorreram pelo portal Minha UFOP nos dias 27 e 28 de novembro, e cada segmento elegeu seu representante nas áreas docente, técnico-administrativo e discente.

posse_estatuinte.jpg
Reunião do grupo da comissão estatuinte, na Reitoria.

Luiz Joaquim Cardoso Rocha, presidente da Comissão Eleitoral da Estatuinte, destaca que foi a primeira vez que a Universidade utilizou de uma eleição via internet, no sistema “Minha UFOP", com os membros da comunidade universitária podendo votar remotamente, possibilitando maior participação de todos.

Com a posse dos membros da Comissão de Revisão do Estatuto e do Regimento Geral, o trabalho segue em busca de melhorias para a Instituição: "Os membros terão pela frente uma oportunidade de produzir instrumentos que atendam às demandas contemporâneas da UFOP. O estatuto e o regimento geral devem representar os esforços de todos os segmentos na melhoria da Universidade”.

No segmento docente, uma das representantes é Adriana Maria Tonini, lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), na Especialização em Mídias na Educação. Ela conta que todos os segmentos farão sua primeira reunião em 7 de janeiro de 2014, e, a partir daí, será traçado um plano de trabalho. “O objetivo da Comissão é rever o Estatuto e analisar o que não está atendendo à Universidade, podendo alterar, agregar ou substituir o documento, com novas ideias”, explica. 

Sérgio Geraldo Neves é um dos representantes do segmento técnico-administrativo e trabalha como auxiliar de secretaria na Escola de Medicina. Ele conta que o principal objetivo é fazer um Estatuto que seja mais democrático e mais aberto à participação de todos. “Conseguir ter a chapa eleita é uma grande responsabilidade que temos nas mãos. Modificar o Estatuto é algo muito importante e devemos fazê-lo com cuidado, pois mexe com toda a Universidade”, comenta.

Membro suplente do segmento discente, Laura Aquino Vilaça é estudante de Direito da UFOP e explica que “em relação ao público discente, o maior objetivo é revisar e propor mudanças nos mais diversos setores, como aqueles pertinentes a recursos destinados às áreas de ensino, pesquisa e extensão, ampliação da representatividade discente junto aos órgãos deliberativos da Universidade, regularização e inserção de novas unidades acadêmicas".

Ela conta, ainda, que a ideia geral é a reestruturação para que o novo Estatuto se ajuste à realidade estudantil contemporânea: "Foi uma vitória de toda a comunidade e esperamos alcançar nosso objetivo na busca por um estatuto atualizado e democrático, que satisfaça aos anseios de todos os que fazem parte da UFOP”, conclui.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.