Criado por Administrator em qua, 20/11/2013 - 09:58
“O propósito é mostrar o que a UFOP desenvolve. O mais importante dessa avaliação é que receberemos um retorno sobre o nosso trabalho e também parâmetros sobre como melhorarmos”, explica a vice-reitora, Célia Maria Nunes. “Queremos envolver toda a comunidade acadêmica nesse processo para apresentarmos a Universidade, os avanços, os desafios e os problemas enfrentados”, acrescenta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor João Luiz Martins.
Dentro do processo avaliativo, a UFOP já encaminhou formulário sobre a Universidade, com base nas solicitações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Agora, a comissão verificará in loco todas as informações apresentadas pela UFOP no Sistema da Secretária de Regulação do Ministério da Educação. São vários aspectos que serão observados e avaliados pela comissão. Um cronograma de trabalho já está definido pela Comissão: além da análise da documentação institucional, encontro com a Administração central da UFOP, com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), os avaliadores farão visitas às instalações e se reunirão com representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo (que serão selecionados de forma aleatória pela comissão). Após essa análise, o MEC atribui o chamado “conceito institucional” para a Universidade, que representa um indicador qualitativo da instituição.
Dimensões avaliadas:
A avaliação considera referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente e nas diretrizes da Conaes. São analisadas dez dimensões, a saber:
- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
- A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização;
- A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- A comunicação com a sociedade;
- As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
- Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
- Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
- Políticas de atendimento aos discentes;
- Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.