Criado por Administrator em qui, 30/10/2014 - 12:42
Ana Amélia Maciel
No mês de novembro, o projeto ComTATO, em adesão à campanha nacional Novembro Azul, abordará a importância dos exames preventivos masculinos. Com o lema “Exames Preventivos: Quem se cuida aproveita melhor a vida!”, o projeto promove minipalestras interativas relacionadas à prevenção de doenças e promoção da saúde. A atividade ocorre na sala de espera do Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.
Estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição e Farmácia fazem as apresentações, com orientação prévia da psicóloga Juliana Matos Braga e da enfermeira Deisyane Fumian Bouzada. “Os exames preventivos englobam um conjunto de ações que são capazes de detectar alguma enfermidade quando ela ainda está bem no início. Dessa forma, é possível começar um tratamento precoce para que o indivíduo tenha mais chances de cura e qualidade de vida”, explica Deisyane. Os homens devem realizar os seguintes exames regularmente: autoexame dos testículos, medida da pressão arterial, exame de próstata e de intestino.
Câncer de próstata - A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, sangramento pela uretra e dor na bacia ou joelhos podem indicar problemas na glândula. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que tenham atingido um tamanho considerável. Os exames a serem feitos são o toque retal e a dosagem de PSA, que irão prever a necessidade de se investigar mais o caso. Homens acima de 50 anos devem fazer esses exames anualmente.



Ouvidoria




