O aluno de Artes Cênicas da UFOP, Tarcísio Vória, juntou-se a 32 estudantes de várias universidades do Brasil numa imersão sobre produção de conteúdo audiovisual. O grupo deveria produzir interprogramas, vídeos curtos de cunho cultural e educacional, que retratassem projetos de extensão ou iniciação científica ligados às universidades onde estudam. Os vídeos serão inseridos na grade de programação do Futura.
O estudante, que mora há quase cinco anos em Ouro Preto, sentiu-se no dever de trazer à tona um acontecimento que ficou marcado na história da região: o rompimento da Barragem de Fundão. "Incorporado à vida da cidade e seus habitantes, conhecendo pessoas e ouvindo relatos, seria negligência da minha parte ignorar a lama que destruiu vidas, famílias e manchou o país", conta Tarcísio.
Nesse processo, o aluno descobriu o trabalho realizado pelo
Reciclos - Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos, ligado ao departamento de Engenharia Civil da UFOP, e interessou-se especialmente pelo projeto desenvolvido pela aluna Fernanda Elói, que reaproveita o rejeito de minério de ferro no desenvolvimento de tijolos sustentáveis para a construção civil.
Além de Fernanda, participa do vídeo morador de Paracatu de Baixo, João Elói da Silva, atingido pelo rompimento.
O projeto contou com o apoio da TV UFOP.
Ficha técnica:
Produção executiva: Bárbara Torisu Lemos
Direção de Fotografia: Elias Figueiredo
Imagens aéreas e videografismo: Igor Azevedo
Montagem e Coloração: Gabriel Andres Caram
Captação e finalização de áudio: Luan Carlos e Matheus Ferro
Motorista: Suzana Barbosa
GERAÇÃO FUTURA - A iniciativa tem como objetivo oferecer para estudantes de Universidades Parceiras a oportunidade de se aproximarem da produção televisiva. Tarcísio Vória participou da edição de 2018.